Geral

População é convocada para doar sangue na região

Os estoques estão baixos e a necessidade para ampliá-los é grande. Apenas uma bolsa de 450 ml pode salvar até três vidas.

Foto: Divulgação / Notisul

Foto: Divulgação / Notisul

Se por um lado muitas pessoas curtiam as festividades do Rei Momo nos últimos dias, outras estavam preocupadas com os estoques de sangue que têm uma baixa significativa nesta época do ano. O Hemocentro de Santa Catarina – Hemosc precisa manter um bom número de bolsas de sangue, mas no estado a dificuldade para ampliar o estoque é grande.

A enfermeira responsável pela unidade de coleta em Tubarão, Luzia Porto Mapelli, destaca que as doações não chegam a suprir a necessidade real. “Precisamos que mais pessoas venham e nos ajudem. Afinal, são 40 minutinhos que podem salvar até três vidas. Neste período, as doações diminuem muito e a necessidade só aumenta”, assegura.

Ela lembra que os estoques do tipo negativo estão abaixo do considerado ideal. E campanhas para chamar esses doadores negativos do cadastro ocorrem durante todo o ano. “Nesta segunda-feira, os hemocentros abriram porque foi preciso. As unidades como a de Tubarão voltam a realizar os trabalhos a partir de quinta pela manhã. Infelizmente, o sangue do tipo negativo está baixo, assim como o positivo, mas temos intensificado as nossas chamadas para tentar suprir a demanda”, esclarece.

Para fazer a doação, a pessoa passa por uma triagem e uma entrevista para garantir que está apta. Em geral, é necessário pesar mais que 50 quilos, estar bem de saúde e ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar acompanhados de um responsável).

Maiores índices de doações

Santa Catarina é o estado com um dos maiores índices de doações espontâneas no Brasil, com 86% do total de sangue doado na instituição.

Atendimento

A unidade de coleta em Tubarão está aberta de segunda a sexta-feira, das 7 às 12h30min. Fica localizada na rua Santos Dumontt, ao lado da regional de saúde. Telefone: (48) 3621-2405.

Números

Em 2014, 157.505 catarinenses candidataram-se à doação de sangue, dos quais 128.151 efetivaram sua doação ajudando milhares de pacientes no estado. Em 2015, foram 163.980 candidatos e, desses, 126.520 realizaram sua doação, conforme o site Notisul.