Geral

População em alerta devido às fortes chuvas

Foto: Reprodução/Jornal Notisul

Foto: Reprodução/Jornal Notisul

As fortes chuvas que caem na região desde esta quinta-feira deixam os moradores e a Defesa Civil dos municípios em alerta. Em Braço do Norte, uma das cidades mais atingidas, os bairros Santa Augusta, União, Lado da União, e Nossa Senhora das Graças ficaram alagados na tarde desta sexta-feira. 
 
Os responsáveis pela Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) e os integrantes da Defesa Civil da regional de Tubarão estiveram no local para averiguar os prejuízos. “Foi muita chuva, em torno de 90 milímetros em menos de um dia. Neste curto espaço de tempo causaram diversos pontos de alagamento, enxurradas, pessoas desalojadas. Vamos decretar estado de emergência", confirma o vice-prefeito, Charles Bianchini (PSD).
 
De acordo com o jornal Notisul, em Tubarão, algumas ruas do bairro Sertão dos Corrêa e Monte Castelo, próximo à Ceconvest (acesso sul da cidade pela BR-101, ficaram intransitáveis. Os moradores ficaram ilhados durante a tarde. O Rio dos Corrêa transbordou e invadiu a pista em dois pontos, somente caminhões de carga pesada conseguiam trafegar pela localidade. “Conseguimos algumas lonas para distribuir a população que teve as casas destelhadas ou atingidas pelas cheias. Em menos de 24 horas choveu 124 milímetros na área rural da Cidade Azul e 70 milímetros na área central”, confirma o secretário da defesa civil da prefeitura de Tubarão, Rafael Marques.
 
Já em Laguna, alguns locais da Praia do Mar Grosso ficaram completamente embaixo d'água. O mar subiu e ficou revolto com a intensidade do vento forte. As causas do alagamento são os entupimentos das bocas de lobo.
Nove mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica, principalmente nos municípios de Pescaria Brava, Laguna, Criciúma e Balneário Gaivota. A causa da falta de luz foi o temporal.
 
Sete cidades decretam estado de emergência
A atenção, nesta sexta-feira, da Defesa Civil do estado, ficou voltada para a região sul. Os municípios de Morro da Fumaça, Criciúma, Içara, Araranguá, Passo de Torres, Sombrio e Balneário Gaivota registraram chuva forte nas últimas 24 horas e decretaram estado de emergência. 
Os responsáveis pela prefeitura de Criciúma trabalharam na remoção de moradores que tiveram as casas afetadas. No início da tarde ontem, foram 70 pessoas desabrigadas e cerca de 200 desalojadas. A Defesa Civil local teve o apoio dos bombeiros. Até as 16 horas desta sexta-feira, a cidade que teve o maior volume de chuva foi Ermo, no sul, com 163 milímetros.