Saúde

População passa horas em fila de posto, em Laguna

Foto: Elvis Palma/Divulgação/Notisul

Foto: Elvis Palma/Divulgação/Notisul

Dezenas de pessoas passaram horas na fila para agendar uma consulta médica na Unidade Básica de Saúde do bairro Portinho, em Laguna. A princípio, o agendamento seria realizado somente para o próximo mês, porém, com a demanda maior do que o esperado, as marcações foram estendidas, conforme explica a secretária de saúde da prefeitura, Raquel Xavier.

Ela esclarece que os agentes de saúde avisam os moradores dos bairros quando ocorrerá o início dos agendamentos e que, desta vez, o número de pessoas interessadas em marcar um horário com o médico do posto causou surpresa. “Não entendemos o excedente. O início dos agendamentos foi ontem, mas durante todo o próximo mês eles podem procurar a unidade. Tamanha procura deve ser por causa do novo profissional de medicina que tem realizado boas consultas, é muito dedicado. As consultas de urgência e do dia a dia continuam com a mesma logística”, detalha a secretária.

A unidade de saúde estava sem um titular na área de medicina de novembro do ano passado até o fim de abril, porém a informação é contestada por Raquel. “Foram apenas dois meses sem médico no posto. Estávamos de fevereiro até abril deste ano. Para suprir, outros profissionais revezaram-se no atendimento no Portinho. As fichas foram entregues hoje à tarde (ontem) porque vimos a necessidade de poupar as pessoas a não saírem de casa de madrugada no frio”, afirma.

A ex-presidente da Fundação de Saúde de Tubarão e moradora de Laguna, Tanara Cidade de Souza, contesta que a situação é decorrente da falta de uma gestão de saúde no município. “É óbvio que em se tratando de saúde nunca conseguiremos fazer tudo, mas dá para executar muito mais. Os servidores têm levado suas funções no osso, porque falta tudo, desde gaze até consultas especializadas, sem mencionar o papel higiênico. O que mais falta é o respeito”, denuncia Tanara, que é pré-candidata à majoritária na Cidade Juliana.

Com informações do Jornal Notisul