Geral

Portadores de câncer participaram de II Encontro da AMOVI

O câncer é um dos problemas mais complexos enfrentados atualmente pelo Sistema de Saúde brasileiro. Com o intuito de levar conhecimento aos atendidos e familiares, a Associação Amor a Vida (AMOVI) e a Secretaria Municipal de Saúde, realizaram o II Encontro da AMOVI dos Portadores de Câncer. O evento foi promovido no Auditório São José, nesta quinta-feira, (10) com a presença de autoridades e atendidos pela instituição.

Segundo a presidente da associação, Vera Lúcia Duarte, as entidades se uniram para proporcionar um dia diferente para os doentes e seus familiares. “Nossas atividades buscam levar um pouco de conforto aos que sofrem diretamente com o câncer. Hoje viemos confirmar nosso trabalho com esse encontro que proporcionou palestras de alto nível com especialistas. Estamos mostrando que todos tem defesa e garantia dos direitos dos atendidos, tanto para os doentes quanto na prevenção de pessoas sadias”, declarou a presidente.

De acordo com a secretária Municipal de Assistência Social, Solange Barp, que no ato esteve representando a Administração Municipal, para o enfrentamento do câncer são necessárias ações que incluam educação em saúde, promoção e prevenção orientadas a indivíduos e grupos. “Ao obter todas as informações necessárias, o indivíduo passa ter mais consciência das suas atitudes e da forma como suas escolhas passam a intervir na sua qualidade de vida. A palestra promovida pela Secretaria de Saúde e AMOVI, foi um momento para tirar dúvidas, obter novos conhecimentos e rever hábitos que podem ser modificados”, comentou a secretária. 

A AMOVI realiza esse trabalho desde 2006, com a iniciativa de Lúcia Tramonti Pavei com o objetivo de ajudar mulheres com câncer de mama e desde o início acompanhado pela oncologista Yéni Verônica Nerón. Com o passar dos anos, houve a necessidade de se ampliar os trabalhos, atendendo homens e mulheres. Hoje a associação presta apoio com os seguintes profissionais: oncologista, mastologista, cardiologista, ortopedista, dermatologista e pneumologista.

Vários temas foram abordados durante o encontro. Entre eles estava “Hábitos de vida saudáveis na prevenção do câncer”, que foi apresentado pelo médico oncologista Marcos Rocha Zaccaron. Conforme o médico a melhor estratégia para a prevenção do câncer é aliar uma alimentação equilibrada, à prática de exercícios físicos regulares e manter o peso controlado. “Cerca de 60% dos casos de câncer podem ser evitados com a mudança de alguns hábitos importantes. Evitar fumar, não exagerar em bebidas alcoólicas, fazer exames recomendados com assiduidade, fugir da exposição solar e cuidar da higiene da boca pode contribuir e muito para a prevenção, são outras formas de manter-se longe da doença”, destacou Zaccaron.

O encontro teve apoio das Clínicas Integradas da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Delupo Apart Hotel, Diocese de Criciúma, Defensoria Pública da União, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas Descartáveis e Flexíveis, Químicas e farmacêuticas de Criciúma e Região e Hospital São José. 

Colaboração: Milena dos Santos/Diretoria Executiva de Comunicação

 

[soliloquy id=”75567″]