Poder Legislativo

Porteira Adentro: vereadores de Orleans aprovam projeto que beneficia produtores rurais

Sessão ordinária Câmara de Vereadores de Orleans 24/4/2017

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Os vereadores de Orleans aprovaram, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (24), o Projeto Lei Complementar nº 7, de 23 de março de 2017, que cria o Programa Porteira Adentro.

O programa é destinado ao atendimento dos agricultores e produtores rurais de Orleans, destinado a facilitar o acesso aos recursos da mecanização agrícola e apoio à infraestrutura da propriedade. O objetivo é a ampliação de renda, a geração de trabalho e a manutenção do laboro no campo, para evitar êxodo rural.

Para utilização do benefício, o interessado deverá apresentar projeto na Secretaria de Agricultura do Município de Orleans, contendo a indicação dos equipamentos, com a quantidade de horas para realização do serviço. Após verificado e aprovado o projeto pela Secretaria de Agricultura, será confeccionado boleto para pagamento da taxa de horas máquinas – THM. A arrecadação será destinada à conta do Fundo Municipal de Agricultura.

Cada agricultor ou produtor rural poderá ser atendido até o limite de vinte horas/máquina por ano. Os interessados no benefício deverão estar em dia com suas obrigações perante do Município de Orleans e junto à Secretaria da Agricultura.

Aos produtores de leite que estiverem em dia com as obrigações junto ao Município, poderá ser concedido o benefício de distribuição de pastagens de inverno (Aveia e Azevem). A distribuição será gratuita e por critérios estabelecimentos por meio da Secretaria de Agricultura, observada a comprovação de Bloco de Notas do Produtor Rural registrado no Município de Orleans e levando em consideração a produção do leite do ano anterior ao fornecimento.

Já como incentivo a novos empreendimentos de avicultura, suinocultura, piscicultura e agroindústria no Município de Orleans, objetivando viabilizar o empreendimento, o Município poderá subsidiar o produtor rural em até vinte horas/máquina. Para usufruir do incentivo, o empreendimento deverá ter o licenciamento ambiental aprovado junto à Famor antes de efetuar o requerimento, que será analisado pela Secretaria de Agricultura.

Na oportunidade, fizeram uso da tribuna, os vereadores: Antônio Dias André (PMDB), Mirele Cruz Debiasi Périco (PSDB), Paulo Canever (PSD), Rodinei Pereira (PSD), Pedro João Orben (PMDB) e Lucas Librelato (PSDB). Veja os pronunciamentos completos no vídeo abaixo.

Ordem do Dia, foram aprovados por unanimidade:

Segunda votação do Projeto de Lei Complementar nº 8, de 4 de abril de 2017, que altera dispositivos da Lei nº 2.122, de 2 de outubro de 2007, que dispõe sobre a Politica Municipal de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Indicação nº 49/2017, do vereador Paulo Canever (PSD): “Que o Executivo coloque uma caixa coletora de lixo no fim da Rua Lucy Feldmann com a Rua Joaquin de Oliveira Souza”.

Indicação nº 50/2017, do vereador Paulo Canever (PSD): “Que a Comissão de Trânsito, através do Executivo Municipal, providencie a colocação de placa indicativa na Rua Lucy Feldmann”.

Sessão ordinária Câmara de Vereadores de Orleans 24/4/2017

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Sessão ordinária Câmara de Vereadores de Orleans 24/4/2017

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller apresentam Indicações e aprovam Projetos de Lei e Requerimento

Entre as pautas, estava o Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) de Lauro Müller.

Presidentes das ACIs do Extremo Sul se reúnem para Plenária da Facisc, em Orleans

Governador encaminha projeto de lei que institui data para homenagear bombeiros militares veteranos

A escolha da data comemorativa faz referência ao aniversário do coronel BM Milton Antônio Lazzaris, comandante-geral de honra da corporação, para representar todos os bombeiros militares.

Projeto de lei em SC proíbe venda de empréstimos a idosos por telefone e internet

Objetivo do autor da proposta, delegado Ulisses Gabriel (PSD), é evitar golpes contra aposentados