Economia

Porto de Imbituba registra recorde no transporte de carga férrea

Foto: Lucas Souza/Notisul

Foto: Lucas Souza/Notisul

Após retomar o transporte de cargas por meio da linha férrea, o Porto de Imbituba alcançou no mês passado um recorde no número de contêineres movimentados pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC). Foram 777 unidades equivalentes de transportes (TEU) até agora registrados como a maior movimentação do ano. 

Conforme reportagem do jornal Notisul, com esta quantidade são retirados das rodovias, em especial a BR-101, cerca de 300 caminhões por mês. Além da redução nos custos logísticos, também há diminuição na emissão de diversos gases poluentes.

O porto tem atualmente à disposição 229 quilômetros de linhas ferroviárias que compõem a malha da FTC, ao interligar os municípios de Tubarão, Siderópolis e Criciúma. Para o presidente do porto, Rogério Pupo, o aumento do trabalho proveniente da linha férrea se destaca pelo investimento na região. “O crescimento contínuo de cargas demonstra o acerto da gestão em decidir pelo desenvolvimento econômico e social do município, e do sul do estado”, enfatiza Rogério.

Conforme o gerente comercial da FTC, Carlos Augusto Menezes, utilizar o transporte portuário confirma a contribuição deste trabalho para a melhoria na qualidade de vida da população. “Com os constantes engarrafamentos nas rodovias federais e a oferta de novas linhas de navegação na unidade portuária, o modal ferroviário voltou a ser uma alternativa interessante pela sua segurança e confiabilidade no transporte das cargas do sul catarinense e do norte do Rio Grande do Sul”, finaliza Carlos.