Saúde

Possibilidade de transferência de maternidade do Hospital São José para o Santa Catarina entra na pauta do Governo do Estado

Autoridades do Município e do Governo do Estado discutiram o assunto, que será aprofundado em visita do vice-governador a Criciúma, na quarta-feira (9)

Foto: Jeferson Baldo/Secom Governo do Estado

Foto: Jeferson Baldo/Secom Governo do Estado

Uma solução para melhoria no atendimento público materno e infantil foi abordada, na tarde desta segunda-feira (7), no gabinete do vice-governador Eduardo Moreira. O prefeito Márcio Búrigo liderou comitiva de autoridades que foram à audiência, que tratou da possibilidade da transferência da maternidade e berçário do Hospital São José, único nosocômio geral que recebe pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, para o Hospital Materno Infantil Santa Catarina.

A reunião abriu oficialmente as conversas entre o Governo do Estado, a Administração Municipal de Criciúma e a direção do Hospital São José. As discussões serão ampliadas na quarta-feira (9), quando o próprio Eduardo Moreira, acompanhado do secretário interino de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, estará em Criciúma. “Vamos levá-lo aos hospitais São José e Santa Catarina para que o vice-governador possa verificar in loco as estruturas e também para aprofundarmos esta discussão”, disse o prefeito Márcio Búrigo.

Após a visita do vice-governador, os técnicos das secretarias de Saúde do Município e do Estado e do Hospital São José vão preparar um cronograma de datas para transferência e de aportes financeiros para serem levados ao Governo do Estado, que vai estudar a viabilidade da transferência da estrutura da maternidade para o Hospital Santa Catarina. “É um pedido do próprio corpo clínico do São José, que terá melhores condições de trabalho, com mais segurança, principalmente em função da neonatologia”, explica o secretário municipal de Saúde, Paulo Conti.

Participaram do encontro na Capital, além do prefeito Márcio Búrigo, os secretários de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, e de Desenvolvimento Regional de Criciúma, João Fabris, os vereadores Antônio Manoel, José Carlos Mello e Sílvio Ávila Júnior, além de Laércio Régis e Altamiro Bittencourt, que representaram a direção do Hospital São José.

Colaboração: João Pedro Alves/Decom PMC