Geral

Praça Nereu Ramos é abraçada em alusão a campanha de Combate ao Suicídio

Foto: Milena dos Santos

Foto: Milena dos Santos

Em memória das vítimas de suicídio e como forma de se solidarizar as famílias que perderam seus entes queridos, o Núcleo de Prevenção a Violência e Promoção da Saúde (Nuprevips), o Centro de Valorização da Vida (CVV) a Cruz Vermelha, entre outras entidades, estiveram reunidas na manhã desta sexta-feira, (16), na Praça Nereu Ramos, para dar um abraço na Praça. Durante 10 minutos, as instituições e populares que se solidarizaram com ação, deram-se as mãos em torno do Monumento aos Mineiros, em forma de abraço. O prefeito interino, Verceli Coral esteve no evento, representando a Administração Municipal.

De acordo com o prefeito, é necessário que a prevenção seja trabalha sempre, para que os índices, que hoje são alarmantes diminuam. “A maioria dos homens hoje, pensa no ter e não no ser, sendo este um dos fatores que os leva a casos de depressão, chegando até no ponto de tirar a própria vida. As pessoas têm que ter equilíbrio de sua vida. Apoio todo o tipo de ação que as entidades envolvidas realizam em prol da vida. Tenho certeza que através destes trabalhos vamos virar o jogo”, declarou Coral.

Hoje, o suicídio ainda é visto como um tabu, mas é necessário que os esclarecimentos cheguem até a população. Causado pelo desequilíbrio mental, que pode ser desencadeado por diversos fatores sociais, os números de fatalidades continuam crescendo no município. Em Criciúma e região, somente em 2014, já foram registrados 20 casos de suicídio. Em 2013 foram notificados 264 casos. As estatísticas levantadas apontam que homens entre 20 e 40 anos é o público que mais comete suicídio e que o enforcamento é o meio mais utilizado para provocar a morte.

Colaboração: Milena dos Santos