Trânsito

Prazo de obras de duplicação da BR-101 segue para julho

Foto: Divulgação / DS

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O prazo de finalização da ponte sobre o Rio Tubarão (Ponte Cavalcanti) e do acesso ao túnel do Morro do Formigão segue para julho, garante o Dnit, órgão responsável pelas obras de duplicação da BR-101.

De acordo com o Dnit, os trabalhos na ponte e no acesso ao túnel estão com bom andamento e seguem dentro do esperado. O que pode atrasar o cronograma, porém, é mais uma vez o clima. “Caso a condição de chuva seja uma constante as obras consequentemente sofrem atrasos, pois é necessário um período seco para a finalização dos trabalhos, em especial nesta fase de asfaltamento das estruturas”, aponta a assessoria de comunicação do Dnit/SC. 

A finalização das obras já sofreu reveses e mudanças de prazos algumas vezes. A expectativa depois da finalização da Ponte Anita Garibaldi, em julho do ano passado, era de que na temporada de 2016 já se contaria com o túnel, uma vez que o prazo das duas obras – a ponte e o acesso, que dependem um do outro para a duplicação do trecho – era para dezembro. 

Os trabalhos, porém, não ficaram prontos e as filas no verão se concentraram no trecho, migrando da ponte de Laguna para o local. O término das obras ficou para fevereiro. Na época, porém, o clima foi um dos fatores que atrasaram novamente os trabalhos, cuja finalização ficou para maio e, em seguida, foi transferida para julho. 

Entre os motivos estariam atrasos por conta de questões de impacto ambiental, longos períodos de chuva e contenção de recursos. Na época, o órgão garantiu que a decisão não teria qualquer relação com o estudo elaborado para paralisar 31 obras em rodovias de todo o país por falta de orçamento, que foi anunciado pelo Dnit nacional. 

A nova ponte sobre o Rio Tubarão vai abrigar somente o tráfego de sentido Porto Alegre-Florianópolis, sendo que a ponte atual da rodovia federal vai abrigar o fluxo no sentido oposto. Hoje ela recebe tráfego em duplo sentido de circulação. Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda-rodas (proteções laterais de concreto).

Recentemente, o Dnit finalizou a adequação de pista com instalação de novo pavimento asfáltico na transposição do Morro do Formigão, na BR-101 Sul. Ainda falta ser feita a ligação com a ponte do Rio Tubarão, o acesso em nível à SC-390 e instalar a sinalização rodoviária, todas as ações complementares aos trabalhos.

Com informações do Jornal Diário do Sul