Poder Executivo

Prefeitura de Criciúma ainda tem 350 demissões a fazer

Trata-se de cumprimento de decisão judicial. Novo concurso público está lançado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mesmo lançado o concurso público pela Prefeitura na última sexta-feira, ainda há demissões a serem promovidas pelo município em Criciúma por conta de recente decisão judicial, que determina a troca de servidores indicados por concursados.

"Quando iniciou a ação, pelo que consta na Procuradoria, eram mais de 1,1 mil funcionários. Na medida em que fizemos as substituições, ficaram mais de 800 vagas, fizemos mais de 400 demissões em novembro, ainda restam 350 substituições que deverão ser feitas, pois se tratam de cargos técnicos", explica a secretária de Administração, Dalvânia Cardoso.

O processo de substituição deve se estender até abril. "O município tem se esforçado para atender os prazos da lei, temos até o final de abril", argumenta. O concurso recém lançado terá provas em 20 de março, para os resultados saírem em 6 de abril, à exceção de alguns cargos que precisam de provas práticas.

O novo concurso lançado é voltado mais para cargos operacionais. "Nunca houve concurso para o Procon. Nas engenharias, já prevíamos a aposentadoria de uma gama de técnicos, aproveitamos para colocar", relata. "Há ainda as vagas braçais, operacionais, pedreiro, carpinteiro, eletricista, operador de máquinas, motoristas, que são do pátio de máquinas", observa a secretária.

O concurso vigente, de 2014, foi prorrogado pelo prefeito Márcio Búrigo. "Sobre o concurso ainda vigente, o de 2014. Por aquele concurso entraram alguns cargos que não se esgotou a lista de chamadas, no caso de médicos, técnicos em enfermagem e médico neurologista. Os demais cargos não entraram nesse novo concurso pois ainda há lista de espera do concurso anterior, que o prefeito anunciou que vai prorrogar a validade dele", detalha Dalvânia.

Com informações de Denis Luciano / Rádio Eldorado