Geral

Prefeitura de Criciúma vai abrir 622 vagas nas áreas de saúde e educação

Foto: Cristian Pereira

Foto: Cristian Pereira

A Prefeitura de Criciúma lançou, na tarde desta segunda-feira (20), o edital para o Concurso Público 2014, na presença aproximadamente 200 pessoas que lotaram o São Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris. Estão abertas 622 vagas nas áreas de Saúde e Educação, além de vagas para agentes comunitários e agentes de combate a endemias. A cidade não realizava um Concurso há quase seis anos e a organização espera aproximadamente 5 mil candidatos à gama de cargos envolvidos no certame.

O prefeito Márcio Búrigo ressaltou a importância do Concurso que, imediatamente após o cumprimento dos prazos exigidos por lei, empregará os aprovados. “A cidade cresceu e precisamos garantir que ela permaneça desenvolvida. Para que isso aconteça, carecemos dos servidores públicos, neste caso os ligados a Saúde e Educação, peças importantíssimas”, pontuou Búrigo.

Para garantir a seriedade na prova, a Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicas (Fepese), instituto vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi contratada para a execução do certame. O superintendente da instituição, Altair Acelon de Melo destacou que o Concurso mudará a cara da cidade. “Criciúma é uma cidade de oportunidades e a prova mostrará isso. Teremos em março o maior Concurso do Sul do país neste ano, pela concorrência e número de vagas”, acrescentou Acelon.

O promotor do Ministério Público de Santa Catarina (MP) Alex Sandro Teixeira da Cruz esteve no lançamento do edital e comemorou a abertura do processo de seleção, ressaltando que é o meio mais justo de recrutamento de funcionários públicos. “O Concurso Público é uma ferramenta igualitária para as pessoas que querem buscar um trabalho no serviço público. Elas podem dessa forma conseguir o seu lugar pelos próprios méritos e esforços”, analisou Cruz.

Autoridades de diversos segmentos, como o deputado estadual Valmir Comin, vereadores, lideranças de bairros, gestores de entidades empresariais e sindicais, como a presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Criciúma e Região (Siserp), Maria Bárbara Teixeira Righetto também prestigiaram o lançamento do edital.

As inscrições já iniciaram e encerram no dia 6 de março. As provas ocorrem no dia 30 de março e os locais de realização serão divulgados com antecedência aos candidatos através dos meios de comunicação inseridos nas fichas cadastrais.

“A cidade que queremos a gente faz agora”

O evento contou também com a apresentação do posicionamento conceitual e da identidade visual da administração 2013-2016. O prefeito Márcio Búrigo e o vice-prefeito Verceli Coral escolheram a frase “A cidade que queremos a gente faz agora” para sinalizar a mudança, vencendo os novos desafios e fazendo novas decisões para este período.

O secretário de comunicação Douglas Nazário explicou a nova identidade, destacando os novos posicionamentos que indicam um novo tempo para a cidade. “O prefeito Márcio e o Vice Verceli querem mostrar a todos o empenho de uma administração que pensa no futuro, mas trabalha no presente”, enfatizou Nazário.

Colaboração: Matheus Reis/Decom PMC