Geral

Prefeitura de Siderópolis certifica a Cooperca com o SIM

Foto: Cris Freitas

Foto: Cris Freitas

A Prefeitura de Siderópolis através da Secretária de Agricultura fez a entrega do primeiro certificado de Registro do Serviço de Inspeção Municipal – SIM ao Entroposto de Carne a Cooperativa de Consumo de Operários da Região Carbonifera (Cooperca) para trabalhar com a manipulação de produtos de origem vegetal, no município.

A entrega do certificado aconteceu nas dependências da cooperativa, numa cerimônia simples e contou com a presença do prefeito Helio Cesa, o Alemão, o vice-prefeito, Roni Remor, o Lilo, do Elvis Donadel, presidente da Cooperca, do gerente Nivaldo, Leomar Dalcin, médico veterinário e coordenador do SIM e Ronaldo Remor, representante do Grupo do Consultivo do SIM composto pela CDL, Secretaria de Agricultura, Conselho Municipal de Agricultura, Cidasc e Epagri. Para conceder a certificação, a Coopera já realizou a inspeção de adequação das instalações da cooperativa, que há partir de agora, receberá fiscalização periódica dos técnicos do município.

O presidente da Cooperca, Elvis Donadel destacou a agilidade para a legalização do processo. “Quero agradecer a Prefeitura de Siderópolis, a Câmara de Vereadores e a todos os funcionários que se dedicaram para a realização da certificação. Em nossos expositores teremos produtos de qualidade, higienizados e estamos criando uma consciência da população consumir produtos da terra”, pontuou.

Para o prefeito de Siderópolis, Helio Cesa, Alemão a inovação com a certificação trará maior segurança para o consumidor escolher um produto de origem animal de qualidade. “É o início de uma ação institucional para legalizar a comercialização dos produtos da terra. A conquista do certificado representa um passo importante no processo de controle sanitário de produtos de origem vegetal no município de Siderópolis. Também nos tornamos incentivadores para que a população se conscientize e consuma produtos em nossa cidade”, comentou o gestor.

Ainda no ato, foram entregues aos funcionários os certificados do curso de boas práticas na manipulação de alimentos realizado pelas profissionais da Vigilância Sanitária e o Setor de Nutrição da Secretaria de Saúde.

SIM – É um serviço implantado pela Prefeitura Municipal, no ano de 2013, através da Lei Municipal nº 2054/2013 e pelo Decreto Municipal nº 143/2013, que tem a função de inspecionar estabelecimentos que manipulem produtos de origem animal.

Colaboração: Cris Freitas