Geral

Prefeitura de Siderópolis lança Serviço de Inspeção Municipal

Empresas que aderirem ao SIM poderão comercializar os produtos de origem animal

Foto: Cris Freitas

Foto: Cris Freitas

A Prefeitura de Siderópolis vai regulamentar e legalizar a industrialização, o beneficiamento e a comercialização de produtos de origem animal no município. Para isso, lançou o Serviço de Inspeção Municipal, o SIM.

As empresas que aderirem ao SIM poderão comercializar os produtos de origem animal e a sociedade poderá consumir produtos de boa qualidade. 

“Estamos trabalhando para que o consumidor do nosso município tenha acesso a alimentos de boa procedência  e consequentemente, com mais qualidade de vida”, afirma o vice-prefeito, Roni Remor, o Lilo.

Para o prefeito de Siderópolis, Helio Cesa, o Alemão, dispor do SIM vai criar duas frentes positivas: para quem vende estar legalizado e preservar a saúde de quem consome.

Segundo ele, a prefeitura está preocupada em garantir neste primeiro passo, a inspeção sanitária para os produtores rurais.  “O objetivo não é prejudicar o produtor, e sim oferecer mais um instrumento legal para o fortalecimento da atividade, onde o agricultor poderá comercializar o produto de forma legal e com qualidade”, concluiu.

Já os mercados existentes no município poderão aderir ao SIM e através do entreposto comercializar a carne de forma fracionada.

O medico veterinário da Epagri, Marcelo Pedroso afirmou que o SIM vai assegurar um maior controle da qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos, queijo, ovos, pescado e mel produzidos no município. “Entre as ações previstas estão o monitoramento e inspeção da sanidade do rebanho, além de assegurar a fiscalização do local e a higiene do processo de industrialização dos produtos”, pontuou. 

Ainda no encontro, foi empossado o Grupo Consultivo do SIM.

Colaboração: Cris Freitas/Imprensa PMS