Geral

Prefeitura solicitará liberação do Fundo de Garantia para as famílias atingidas com a chuva

Foto: Francis Leny

Foto: Francis Leny

O prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, reuniu-se na noite desse domingo com os secretários e as equipes que deram suporte no atendimento às vítimas da inundação provocada pela chuva na sexta-feira (14). Medidas foram deliberadas para atender as famílias afetadas e recuperar as vias, pontes e bueiros danificados e edifícios públicos comprometidos. Uma delas será a interpelação junto a Caixa Econômica Federal para a liberação do Fundo de Garantia aos içarense. 

Conforme levantamento, 700 casas foram atingidas. Três famílias moradoras dos bairros Liri, Nossa Senhora de Fátima e Jussara, ainda permanecem desalojadas. Das 80 cestas básicas e leite encaminhadas pela Defesa Civil do Estado, 40 foram entregues no domingo. Nesta segunda-feira (17), uma triagem será realizada pela Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda e a Defesa Civil do município para o encaminhamento das outras 40. Espera-se que até amanhã seja entregue pelo Estado o restante do kit (colchão, coberto, material de limpeza e higiene pessoal).

Nesta segunda-feira a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos iniciará a recuperação de vias, pontes e bueiros e limpeza das ruas. A Vigilância Sanitária distribuirá hipoclorito de sódio para a limpeza das caixas d’ água. Também será realizada amanhã uma reunião entre as agentes comunitárias de saúde para que elas passem nas casas dos atingidos para a elaboração de relatório das perdas.

“Como houve atraso na entrega da Defesa Civil do Estado, providenciamos colchões, coberta e alimentos para as famílias atingidas. Ainda estamos contabilizando o valor do prejuízo com a danificação das vias, pontes e bueiros e prédios públicos”, diz Murialdo.

As aulas do ensino fundamental I e II iniciam na terça-feira, já o infantil o ano letivo começa nesta segunda-feira.

Colaboração: Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI