Poder Executivo

Presidente da Casan anuncia água tratada para mais três comunidades de Siderópolis

Projeto será concluído em agosto e obras devem estar prontas até o início do verão.

Presidente da Casan vem a Siderópolis e anuncia água tratada para mais três comunidades

Foto: Simone Costa / Comunicação Prefeitura de Siderópolis

Santa Luzia, São Martinho Alto e Alto Rio Maina. Estas são as três comunidades que terão rede de abastecimento de água da Casan. As obras devem ficar prontas antes do início do verão. O anúncio foi feito pelo presidente da empresa, Valter José Gallina, na manhã desta quinta-feira (27).

Ele visitou o prefeito Hélio Cesa, o Alemão, e o vice-prefeito, Xande Feltrin. Ele esteve no gabinete do prefeito acompanhado da vereadora Janete Trento. “Já pedimos para atualizarem o projeto. Queremos dar início às obras em setembro, com finalização prevista para o fim do ano, antes do início do verão e das estiagens”, declarou o presidente. O anúncio se deu em resposta às solicitações feitas pelo prefeito em nome dos moradores.

“Parte de Santa Luzia, Alto Rio Maina e São Martinho Alto não possuem água tratada. Em períodos de estiagem, o problema se agrava. Essas obras são importantíssimas para a continuidade do desenvolvimento e para a garantia de qualidade de vida”, afirmou o prefeito. Ele havia encaminhado o pedido ainda no primeiro mandato.

Além da novidade na ampliação da rede de abastecimento de água, Gallina confirmou a aquisição e a instalação, durante o mês de agosto, das novas bombas para a adutora. Elas irão funcionar em sistema de revezamento e dirimir os problemas com os equipamentos existentes. “Além das bombas, estamos fazendo um estudo para nova concepção no sistema de abastecimento. Depois de concluído, vamos buscar os recursos necessários para viabilizar essas melhorias. Poderá, inclusive, mudar parte da adutora”, acrescentou o presidente.

Turismo e pavimentação até a Barragem

O prefeito Alemão aproveitou a visita do presidente e solicitou a continuidade da pavimentação até a Barragem do Rio São Bento. Além disso, reivindicou estudos da empresa para possível exploração turística. “Faltam sete quilômetros para serem pavimentados e gostaríamos do apoio para a continuidade. Também precisamos saber o que pode ser feito para aproveitarmos melhor o espaço e suas belezas. Resguardando nossa água, que é para consumo humano, acredito ser possível trazer mais turistas e visitantes e oferecer atrativos aliados à barragem”, explicou.

De acordo com o presidente, a exploração turística pode ser possível e colocou-se à disposição para parcerias. “Vamos construir um projeto e verificar sua execução. A região da barragem é lindíssima e merece ser melhor explorada”, garantiu Gallina. Sobre a continuidade da pavimentação, ele e o prefeito devem discutir a viabilidade juntamente com o vice-governador Eduardo Moreira.

Colaboração: Simone Costa / Comunicação Prefeitura de Siderópolis

Notícias Relacionadas

Estado anuncia R$ 8 milhões para recuperação de ruas de Criciúma que passam por obras da Casan

Em Criciúma o sistema de saneamento básico está sendo ampliado no Bairro São Luiz.

ALERTA: Período de seca pode comprometer consumo de água em Lauro Müller

A represa localizada em Rio Bonito, a qual abastece os setores de abrangência da companhia em Lauro Müller, está quase seca.

Comissão é criada para apurar possíveis descumprimentos contratuais da Casan em Braço do Norte

Na prática a comissão terá como atribuição acompanhar, relatar e emitir parecer quanto a auditoria que deverá ser realizada por uma empresa ou profissional especializado que será contratado para analisar o contrato.

Município de Braço do Norte pede revisão de contas de água e esgoto da Casan na Justiça

O prefeito salientou ainda que a Casan extrapolou o período máximo de 33 dias para a aferição das medidas, o que está em desacordo com o contrato.