Geral

Previsão para início de obras da Ponte Cavalcanti é na primeira quizena de agosto

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Segue indefinida a situação da obra da ponte sobre o Rio Tubarão, chamada de Ponte Cavalcanti, obra contratada em maio com início previsto para agosto. Embora a ordem de serviço tenha sido expedida para o dia 1° de agosto, a falta de uma licença ambiental junto ao Ibama ainda é um entrave.

De acordo com o Dnit, já podem ser iniciados os trabalhos de sondagem, que podem ser realizados independentemente da licença ambiental. “Por outro lado, o Dnit/SC está em contato permanente com o Ibama para que se obtenha a licença o quanto antes. A expectativa é de consegui-la ainda esta semana ou, mais tardar, na próxima, e dar início à demolição da ponte velha na primeira quinzena de agosto”, afirma a assessoria de imprensa do órgão. 

Segundo o jornal Diário do Sul, a preocupação é que a demora no início da obra da ponte possa se traduzir em um atraso que resultaria em um gargalo na BR-101 Sul que, mesmo com o túnel do Morro do Formigão concluído, ficaria com tráfego congestionado em função da ponte.

O prazo para a conclusão da obra é de 360 dias após a assinatura da ordem de serviço. São contados os dias trabalhados, ou seja, fatores como o clima podem fazer com que a conclusão seja posterior a agosto de 2015. No caso do túnel do Morro do Formigão, a previsão de prazo para a conclusão é maio do ano que vem e a ponte de Laguna, em abril. 

A ponte, que fica em Tubarão, já havia sido destacada pela Fiesc em 2009 como um possível problema. Na época, a entidade apresentou o primeiro relatório de acompanhamento da duplicação da BR-101 Sul já apontando que a ponte não constava nos contratos e licitações originais da duplicação. 

O Dnit/SC, após estudos sobre as condições da Ponte Cavalcanti, decidiu, no ano passado, pela construção de uma nova estrutura. A homologação do vencedor da licitação da obra, o Consórcio EnCi, foi feita no dia 1° de abril. A publicação do resultado da licitação ocorreu em fevereiro. A obra tem orçamento de cerca de R$ 18 milhões.