Educação

Primeira Escola Solar entrega projeto concluído ao município

Projeto REGSA Unisul encerra as atividades de 2014, na EEB Eduardo Schutz, com avanços em diversas ações sustentáveis

Foto: Cilene Macedo / Comunicação Unisul

Foto: Cilene Macedo / Comunicação Unisul

A primeira Escola Pública Solar do Brasil, em Taquaras, Rancho Queimado, promove o encerramento das atividades do Projeto REGSA Unisul, de energias renováveis, nesta sexta-feira, 5, às 10h. A Escola de Educação Básica Eduardo Schutz gera a eletricidade que consome e disponibiliza água quente a partir do sol, tornando-a um exemplo entre as escolas do país. O projeto concorre ao prêmio ‘Epagri Escola Ecologia’, que dá visibilidade aos trabalhos desenvolvidos em educação ambiental em instituições de ensino das áreas rural, pesqueira e indígena. 

A escola de Rancho Queimado mantinha ações de interação com a comunidade e a partir de 2012 o projeto inovador do Regsa Unisul, voltado para geração de energia a partir de fontes renováveis, teve início. O projeto REGSA (sigla em inglês para Promoção da Geração de Eletricidade através de Fontes Renováveis na América Latina), promovido no Brasil pela Unisul, é um projeto de pesquisa com fomento da União Europeia, integrado pela Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, Universidade Católica da Bolívia e Universidade do Chile.

A partir das estratégias sustentáveis implementadas pela Unisul, a EEB Eduardo Schutz desenvolveu o Módulo Piloto do REGSA no Brasil. O projeto concretizou-se na Escola, por meio de seis ações sustentáveis: Implantação de sistema de geração fotovoltaica de 6,75 kWp e adesão ao sistema de compensação de energia elétrica como microgeradora; Intervenções de eficiência energética nas salas de aulas, pintura do forro e paredes nas cores adequadas; Instalação de sensores de presença nas estantes de livros da biblioteca e nas áreas de uso eventual; Aquecimento solar da água por meio da instalação de quatro coletores a tubo vácuo e duas novas caixas d’água de 500 litros; Criação de um pomar; Divulgação do módulo brasileiro do REGSA.

O projeto também promove palestras, oficinas, aulas teóricas e práticas, pesquisas, viagens educativas, feira de ciências, visita a campo e troca de experiências. Treze subprojetos, que utilizam materiais recicláveis coletados pelos alunos foram aplicados pela equipe pedagógica e permeiam as atividades escolares. “Destacamos como resultado de todo o trabalho promovido na Escola, a valorização e a utilização do material reciclável, conscientizando da necessidade da reutilização. O interdisciplinar e cooperativo, socializando os conhecimentos adquiridos através das ações implementadas, construindo assim a noção de que somos parte integrante do meio ambiente que nos cerca”, disse o diretor do Projeto REGSA Unisul, professor Baltazar Guerra. Para ele, o entendimento da limitação dos recursos naturais, ressalta a necessidade da preservação do planeta para as futuras gerações.

Colaboração: Cilene Macedo / Comunicação Unisul