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Primeira passarela está liberada aos pedestres, no lote 29, em Araranguá

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Os pedestres, moradores lindeiros ao bairro Sanga da Areia e Santa Catarina, em Araranguá, já utilizam a passarela construída no km 420,2 da BR-101 Sul catarinense. O término da construção ocorreu em meados de abril, quando foram finalizados os acessos ao equipamento. Das três passarelas em construção, esta é a primeira estrutura a ser finalizada. Duas outras estão sendo finalizadas e estarão operacionais nas próximas semanas.

A passarela em construção no km 418,8, no bairro Polícia Rodoviária, também em Araranguá, recebe os trabalhos estéticos e para acesso. O DNIT aplicou concreto sobre a passarela na semana passada, quando o trânsito de veículos pela rodovia federal precisou ser desviado para as vias laterais.  Quando finalizada, a passarela do bairro Polícia Rodoviária terá 218 metros de comprimento, 5,5 metros de altura, quatro rampas e uma passagem elevada. Todos os caminhos das passagens são cercados por guarda corpos e as rampas têm ângulos de inclinação suavizados, para garantir acessibilidade de pessoas com necessidades motoras.

Em Sombrio, os trabalhos na passagem em construção no km 437 seguem com a construção das rampas e instalação dos guarda corpos.

Os pedestres que cruzam a BR-101 Sul no trecho duplicado da rodovia federal, entre os municípios catarinenses de Araranguá a Sombrio, devem utilizar os equipamentos construídos para evitar o fluxo de veículos. A duplicação da rodovia no lote 29 conta com 26 quilômetros de pistas duplicadas, 11 viadutos concluídos (oito liberados), nove passagens para pedestres concluídas e uma passagem inferior somente para veículos. Essa nova configuração da rodovia federal muda o cotidiano principalmente das comunidades lindeiras da duplicação. Os pedestres, que antes precisavam cruzar a pista em mão dupla, agora têm à disposição equipamentos para travessia segura, sem contato com o fluxo de veículos.

As passarelas são equipamentos de segurança exclusivos para estes transporem as quatro ou oito faixas de rolamento. São as últimas obras especiais a serem executadas, pois é necessário que o alargamento da rodovia esteja totalmente concluído. Além das passagens inferiores, os viadutos liberados no segmento são locais de travessia para pedestres, desde que respeitado o espaço destinado para os veículos. Em todos os aglomerados urbanos junto a BR-101 Sul, há equipamentos de segurança como passagens inferiores para pedestres, passarelas, calçadas e faixas para garantir a segurança e conforto das pessoas que circulam a pé.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC