Geral

Primeiros pães são produzidos na Padaria Solidária do Loteamento João Paulo II

A concretização de um sonho onde muitas pessoas estavam engajadas se realizou na tarde desta segunda-feira (14), no Loteamento João Paulo II, em Orleans. A Padaria Solidária, que reúne mulheres moradoras do bairro, fabricou os primeiros pães e biscoitos para a comercialização entre os moradores. Durante o encontro, além das mulheres, estiveram presentes a articuladora local do projeto FORTEES Caritas, irmã, Catarina de Faveri, a professora de panificação, Rosimere Lemos de Souza, as Irmãs Diocesanas de Orleans, o casal apoiador de projetos sociais, Virton Della Giustina e Rosa Della Giustina e outros apoiadores.

Localizada no Centro Comunitário João Paulo II, a padaria solidária é um projeto do Grupo Caritas de Santa Catarina, com o apoio das Irmãs Diocesanas, Lions Clube de Orleans e Prefeitura Municipal. As doações recebidas foram do programa Fortalecendo Experiência de Economia Solidária – FORTEES.

De acordo com a Irmã Catarina de Faveri, articuladora local do projeto FORTEES Caritas, o grupo de mulheres realizou um curso de gestão e visibilidade econômica em Tubarão, a fim de se preparar para a oficina prática de panificação. “Hoje elas estão dando o pontapé inicial para um grande projeto. Essas mulheres não são remuneradas, porém exercem um grande papel na sua comunidade. A fabricação de pães, biscoitos, e outros produtos que poderão alimentar diversas famílias do bairro”, destaca a Irmã, acrescentando que sob a responsabilidade da Diocese de Tubarão são desenvolvidos mais de 20 grupos de economia solidária.

Pelas mãos das mulheres foram produzidos nesta tarde, pães integrais, pães doces, pães de leite condensado e biscoitos diversos. “Com a parceria da Prefeitura de Orleans, que nos disponibilizou este espaço, nosso sonho foi realizado. Será um local alternativo para comprar pães produzidos com muito amor e carinho. Em breve, estaremos estudando uma forma de comercializar esses produtos na feira municipal e em outros locais, fazendo com que essas senhoras ganhem uma remuneração que auxiliará nas despesas de suas casas”, declarou Rosa Della Giustina.

 

[soliloquy id=”75948″]