Poder Executivo

ProArt: há dez anos contribuindo para uma sociedade melhor por meio da cultura e educação

Apresentação de dança ProArt Orleans

Foto: Divulgação

Há dez anos, o ProArt Centro Sociocultural, instalado em Orleans, tem contribuído para a construção de uma sociedade com mais acesso à cultura e à educação. A instituição foi fundada em janeiro de 2007, iniciativa ousada do empresário Francisco Zomer, que sempre viu no projeto a esperança de transformar para melhor a realidade ao seu redor.

É o que a esposa dele e presidente do Instituto Francesco Zomer, que administra o ProArt, Elzira Berger Zomer, gosta de destacar. “Trabalhamos nisso porque acreditamos que é dando o melhor para o ser humano, que ele pode dar o seu melhor para o mundo”, defende. O gestor cultural do projeto, Marcelo Lole, também enaltece a importância da entidade.

“Por meio ProArt, é possível oferecer atividades socioculturais gratuitas para a manifestação artística, cultural e educacional no município de Orleans. Além disso, tem como objetivo valorizar os artistas, proporcionando oportunidades de manifestação de seus talentos à sociedade”, destaca.

Em 2016, após obstáculos enfrentados devido à falta de apoio do poder público, as atividades foram encerradas com 530 alunos ativos. Para este ano, a meta é chegar aos 700 participantes recebendo aulas nos diversos cursos gratuitos em ambientes climatizados.  Para a execução das atividades oferecidas, a entidade conta com o envolvimento de 15 a 20 colaboradores.

Entre os disponíveis, estão: tênis de mesa e xadrez; teatro; capoeira; dança circular; aeróbica e zumba; dança; artesanato, pintura em tecido, tricô, crochê, pintura em tela e patchwork; curso básico de informática; música com aulas de piano e teclado, bateria e percussão, violão, cavaquinho, contrabaixo, guitarra e acordeom. Além disso, há também, acesso gratuito à biblioteca municipal.

As matrículas estarão abertas até o dia 28 de fevereiro. O ProArt é mantido por meio do aporte financeiro da Prefeitura Municipal de Orleans, das empresas Plaszom, e também do apoio do Lions Clube de Orleans, sob a administração do Instituto Francesco Zomer. O projeto está instalado no Centreventos Galliano, na Rua Ettiene Galdenty Stawiarski, próximo à rodoviária. O telefone para contato é (48) 3466-2003.

Formando talentos e contribuindo para uma sociedade mais justa

Capoeira com alunos do ProArt

Foto: Divulgação

Conforme o diretor cultural, Orleans conta, atualmente, com considerável movimentação de atividades socioculturais e educacionais e tem produzido material humano artístico de expressão. “Este projeto contribuirá para a crescente formação de talentos no cenário municipal e estadual. Sua execução reduzirá a contínua propagação dos índices de vandalismo, integrando as famílias de maior vulnerabilidade social e, proporcionando, assim, uma adequação social”, frisa.

Mas, para isso, o apoio do poder público e da sociedade é fundamental. “O benefício financeiro para este projeto justifica-se por ser Orleans a cidade com maior extensão territorial dos municípios da região da Amrec. As famílias do município são atendidas por meio dos cursos e engajadas nos eventos realizados pela entidade no seu espaço, que proporciona e facilita o fluxo cultural e artístico, melhorando a qualidade de vida do cidadão”, explica. “Além disso, as atividades socioculturais são aliadas à prevenção da saúde, segurança e no desenvolvimento educativo do ser humano, nutrindo seu intelecto e despertando seus sonhos”, acrescenta.

Marcelo Lole explica como a sociedade pode contribuir com a causa. “Participando, usufruindo deste direito de todos e cobrando de nossos representantes investimento para infraestrutura de desenvolvimento humano. É preciso termos um olhar clínico e observarmos o clamor sociocultural humano, pois é ele que pode mudar a realidade atual”.

Biblioteca municipal

Biblioteca ProArt Orleans

Foto: Divulgação

O acervo da biblioteca municipal conta com mais de quatro mil obras de variados temas. Atualmente, são mais de 2,4 mil leitores cadastrados. Para se tornar um, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e R$ 2 para a confecção da carteirinha. Normalmente, os empréstimos variam entre 15 e 30 dias. Doações são aceitas. Antes, porém, os títulos passam por uma seleção para que a biblioteca se abasteça de livros específicos para leituras com conteúdo atualizado.

Notícias Relacionadas

Criciúma oferece cursos gratuitos de capacitação para quem deseja ingressar no mercado de trabalho

Por meio de parceria com o Instituto Mix, são ofertadas 2 mil bolsas de estudo para quatro cursos voltados ao empreendedorismo e cuidados com a Covid-19.

Plaszom promove palestras de prevenção e qualidade de vida para colaboradores em Orleans

Durante os dias 11 a 14, a empresa realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) no auditório da Sede

Ex-prefeito de Orleans e fundador da Plaszom, Francisco Zomer morre aos 83 anos

Seu Chico, como era conhecido, marcou a história de Orleans ao empreender e contribuir com ações sociais no município.

Orleans vivencia a magia do Natal dos Sonhos