Geral

Problema de retirada de areia sem solução em Imbituba

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Foto: Divulgação/Diário do Sul

A extração de areia nas dunas da Praia da Ribanceira, em Imbituba, continua sem solução. De acordo com Eduardo Rosa, um dos líderes do movimento SOS Dunas da Ribanceira, são quase 700 mil toneladas de areia extraída ao ano.

O representante do movimento afirma que muitos moradores da localidade estão preocupados. “Eles reclamam que diariamente são cerca de 80 caminhões extraindo areia do local, o que deve perfazer 2,8 mil toneladas por dia”, afirma Eduardo, indignado.

Segundo o jornal Diário do Sul, além disso, Eduardo ressalta que falta fiscalização por parte dos órgãos ambientais. “Vamos entrar em contato com a Fatma e exigir fiscalização. Acreditamos que retiram muito mais areia do que realmente deveriam. Afinal, quem sabe quanto de areia é extraído todos os dias?”, indaga o representante. 

As dunas ficam em uma área de preservação permanente (APP), numa região conhecida como berçário das baleias francas. Há também relatos da existência de sambaquis com mais de 6 mil anos que foram enterrados no processo de retirada da areia.

Além dos danos ambientais, a extração da areia tem causado transtornos aos moradores dos bairros vizinhos às dunas. Em janeiro, o Movimento SOS Dunas da Ribanceira realizou manifestação em frente à prefeitura.