Geral

Procissão com o Santíssimo Sacramento leva milhares às ruas do centro de Criciúma

Na tarde dessa quinta-feira, centenas de católicos participaram da santa missa campal celebrada na Praça do Congresso e da procissão com o Santíssimo Sacramento até a Catedral São José, na área central de Criciúma. A solenidade de Corpus Christi foi marcada pela dedicação dos movimentos e serviços que enfeitaram o trajeto com os tradicionais tapetes e pela adoração de todo o povo a Jesus sacramentado.

A celebração eucarística foi presidida pelo bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada pelos padres Antônio Júnior, Silvestre Koepp e Marcos Ferreira, da Paróquia São José. Em sua homilia, Dom Jacinto frisou a importância do local onde a missa acontecia, por ter sediado, em 1946, o Congresso Eucarístico Nacional.

O bispo também falou da graça que os católicos têm de receber o corpo e sangue de Cristo, a santa comunhão. “A Eucaristia é o alimento que vem do céu. É um privilégio poder comungar do corpo de Deus, reservado aos católicos que somam uma grande porção do povo no mundo, sendo mais de 1,5 bilhões de pessoas. Somos a Igreja que tem maior número de fiéis, que também tem a maior diversidade através de seus movimentos e serviços, mas que tem a unidade no mundo inteiro, que se chama Eucaristia”, salientou Dom Jacinto.

O bispo diocesano enfatizou que o sacramento da Eucaristia não é um alimento físico. “Precisamos deste pão que é digerido de maneira espiritual dentro de nós, na caminhada rumo à pátria definitiva”. Dom Jacinto falou ainda que a Eucaristia é uma “companhia maravilhosa” aos que se encontram enfermos, e que muitas vezes, mesmo alimentando-se através de soros, recebem a comunhão eucarística.

Durante a celebração, o bispo recordou também as pessoas que estão desempregadas, e ofereceu-lhes sua prece para que consigam trabalho para obter o “pão nosso de cada dia”.

Após a liturgia eucarística, a multidão de fiéis dirigiu-se pelas ruas centrais até o átrio da Catedral, onde recebeu a bênção com o Santíssimo Sacramento. A celebração arrecadou uma quantidade considerável de cobertores e edredons, que serão doados a famílias carentes cadastradas pela Paróquia São José.

Colaboração: Imprensa Diocese de Criciúma

[soliloquy id=”72189″]