Geral

Procissão tem novo trajeto em Tubarão

A tradição da fé católica ocorre nesta quinta-feira. Cada paróquia da Diocese da Cidade Azul prepara sua caminhada

Foto: Reprodução Jornal Notisul

Foto: Reprodução Jornal Notisul

A tradição do Corpus Christi (corpo de Cristo) ocorre nesta quinta-feira em Tubarão e, neste ano, a celebração da Paróquia da Catedral vem com uma novidade: a procissão terá um trajeto diferente dos anteriores. Conforme reportagem do jornal Notisul, a caminhada inicia às 15 horas pela porta lateral da igreja e vai em direção à rua Anita Garibaldi. Na sequência, os cristãos católicos seguem pela rua Salvato José Elias e sobe pela rua da Piedade até a porta da frente da igreja. “Vamos valorizar novos caminhos para que as pessoas possam enfeitar as ruas. É uma ideia interessante que devemos dar continuidade, o que não atrapalha o trânsito do Centro, onde as duas pontes de acesso não serão interditadas”, informa o pároco da Catedral, Rafael Uliano. 
 
De acordo com o bispo diocesano João Francisco Salm, a procissão do Corpus Christi significa professar a fé cristã. “Os tapetes são para receber a autoridade máxima, que é Jesus Cristo, que sempre representou fé, respeito e carinho ao próximo”, explica.
 
Em caso de mau tempo,  haverá uma procissão simbólico no interior da igreja.
O Corpus Christi
 
É uma expressão latina e significa Corpo de Cristo. É um evento baseado em tradições católicas realizada sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da santíssima trindade, que, por sua vez, ocorre no domingo seguinte ao de Pentecostes.
 
É uma “Festa de Guarda”, isto é, para os católicos, recomenda-se participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.
 
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do código de direito canônico (cânone 944), o qual determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a adoração e a veneração com a santíssima eucaristia”.