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Procon na Praça atinge 85% de resolubilidade na Semana dos Pais

Foto: Arquivo/Decom

Foto: Arquivo/Decom

Outra edição do projeto “Procon na Praça” terminou com êxito e trouxe resolubilidade à demanda da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Criciúma (Procon). Com o objetivo de diminuir a demanda na semana seguinte a data comercial, facilitar o acesso da população aos serviços do órgão e barrar o avanço do número de processos abertos pelos consumidores, o evento iniciou na Praça Nereu Ramos na segunda-feira passada (4) e se estendeu até sábado (9), véspera do Dia dos Pais (10).

De acordo com o coordenador do Procon, Eduardo Manenti, aproximadamente 600 pessoas passaram pelo stand do projeto durante os dias de atividades, o que gerou a média de 50 a 60 atendimentos ao dia. Devido aos serviços prestados, espera-se que o índice de procura na sede do Procon diminua após o Dia dos Pais durante toda esta semana. “Eu vou sentir o efeito deste projeto lá pela sexta-feira que é quando a procura pelos serviços devem diminuir. Mas, o que eu posso dizer de antemão é que mais de 85% da demanda teve sua resolubilidade alcançada na hora”, pontua Manenti.

Após as edições do evento, a procura pelo serviço na sede do órgão diminui aproximadamente 40%. O coordenador afirma que o restante dos casos dizem respeito à empresas que pediram um prazo a mais para solucionar a demanda. Por conta da compra de presentes para os pais, assim como o esperado, as reclamações voltadas ao comércio tiveram as maiores demandas.

Casos voltados a empresas de telefonia e a bancos também foram solucionados durante o “Procon na Praça”. O intuito de solucionar o problema sem a necessidade de abrir um processo jurídico também foi alcançado neste evento. “Apenas duas ações foram protocoladas durante nosso atendimento. O restante foi resolvido na própria Praça, o que é um número bastante positivo para o serviço e proposta do Procon”, avalia o coordenador.

Orientações sobre o funcionamento da nova Lei Municipal n° 6.446 que determina que em casos em que houver acordos entre consumidor e empresa, o processo seja arquivo independente da infração, também foram divulgadas entre a população. Mas Menenti afirma que a informação será reforçada entre público específico. “O próximo passo é fazer uma reunião exclusiva com as principais empresas para esta tratar deste assunto e reforçar a informação”, explica.

Colaboração: Denise Possebon/Diretoria Executiva de Comunicação