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Procon ocupa Praça Nereu Ramos em semana do Dia dos Pais

Realizado sempre às vésperas de um datas que geram movimentação especial no comércio, o evento “Procon na Praça”, organizado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Criciúma (Procon), busca aproximar do público e do comércio para efetivar seu atendimento com maior resolubilidade. Antecedendo o Dia dos Pais, comemorado neste dia 10, a ação inicia sua atividade nesta segunda-feira (4) na Praça Nereu Ramos, das 8h às 17h, se estendendo até  sábado (9).

De acordo com o coordenador do Procon, Eduardo Manenti, o atendimento no centro da cidade tem como principais objetivos diminuir a demanda na semana seguinte a uma data comercial, facilitar o acesso da população aos serviços da coordenadoria e principalmente diminuir o número de processos abertos pelos consumidores. “Sendo na praça podemos ir até a loja resolver algum problema na hora, com maior agilidade e evitar os processos jurídicos”, avalia Manenti.

Realizado próximo ao Dia dos Namorados, os serviços atenderam entre 60 e 70 pessoas por dia, o que gerou uma expectativa de 30 a 40% de demanda de atendimentos a menos na semana seguinte a data dentro da sede do órgão. A estimativa é do próprio Procon. “Este é um projeto que sempre vamos realizar, em virtude dos resultados alcançados. Dos 4.300 processos atrasados que constavam no Procon, hoje são 2 mil e queremos diminuir para mil este número”, conta.

Manenti também pontua que o atendimento mais próximo ao público é um atrativo para que a população busque por informações relacionadas ao serviço da coordenadoria. “No último evento “Procon na Praça” aproximadamente 700 pessoas passaram pelo local. Temos que pensar que são 700 consumidores que estavam tendo algum problema e que não foram até o órgão solucionar, o que representa um número significativo”, afirma Manenti.

Este “Procon na Praça” também terá por objetivo tirar dúvidas e explicar à população sobre a Lei Municipal n° 6.446, elaborada para que, quando houver acordos entre consumidor e empresa, o processo seja arquivo independente da infração. Em vigor desde 15 de julho, a legislação evita que a empresa seja multada mesmo quando já solucionou o problema e também agiliza todo procedimento jurídico para o consumidor.

Colaboração: Denise Possebon/Diretoria Executiva de Comunicação

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