Geral

Procura por peixes aumenta até 70%

Os consumidores compram também outros pescados, como camarão e mariscos.

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

Com a proximidade da Páscoa e os últimos dias da Semana Santa, a procura por peixes no Mercado Público e supermercados de Tubarão tem aumentado de 50 a 70%. A garantia é do gerente do Giassi Supermercados, Luiz Carlos dos Santos, que confirma também que os peixes mais procurados são: o bacalhau, o salmão e o panga. “É um tradicional de muitos anos seguida por católicos da região. Neste ano, conseguimos algumas promoções e os preços estão em ofertas”, confirma Luiz Carlos. 
 
Outros pescados, como mariscos, camarão e iscas de peixes também são procurados nesta época do ano, principalmente de hoje até o meio-dia de amanhã. “Abastecemos o nosso estoque de acordo com a demanda solicitada pelos clientes. Dependendo do produto que normalmente vem de Laguna ou Itajaí, o valor fica entre R$ 10,00 a R$ 50,00”, detalha.
 
Segundo o jornal Notisul, para o aposentado Luiz Alberto Sampaio, da Cidade Azul, que costuma comer peixe somente uma vez por mês, no período que antecede a Páscoa, ele compra para a família. “Costumo fazer uma boa pesquisa de preços para não pagar mais caro, pois em alguns locais, o valor sobe muito”, explica Luiz Alberto.
 
Procon fiscaliza preços nas feiras e mercados

Neste período da Páscoa, muitos consumidores seguem a tradição de não comer carne vermelha durante as refeições e substituem o alimento por pescados. Os responsáveis pelo Procon e pela Vigilância Sanitária do estado realizam fiscalização especial sobre esses produtos neste período e alertam os consumidores sobre a qualidade do peixe na hora da compra.

Para a diretora estadual do Procon, Elizabete Luiza Fernandes, para saber se o produto é fresco, é importante avaliar a coloração das brânquias, as escamas e os olhos dos peixes.

“As guelras devem estar avermelhadas e os olhos vitrificados. As escamas precisam estar firmes, não podem soltar. No caso das postas, o cliente deve observar se tem aspecto pastoso, o que indica que não estão boas para consumo. Os preços dos pescados podem variar bastante no decorrer do feriadão”, explica Elisabete.