Geral

Produção de leite com sustentabilidade é discutida em São Ludgero

Foto: Fernando Sombrio

Foto: Fernando Sombrio

A Secretaria de Agricultura de São Ludgero em parceria com a Epagri realizou nessa quinta-feira, um seminário destinado a produtores de leite do município. O tema abordado enfatizou a produção de leite com sustentabilidade. O evento aconteceu no Centro Multiuso Dimas Schlikmann de São Ludgero, onde compareceram aproximadamente 150 pessoas.

Entre outros assuntos, foram discutidas as formas de melhoria da produção leiteira, a partir do melhor cultivo de pastagem. Segundo o secretário estadual de Agricultura e Pesca, Airtom Spies, antes de ser produtor de leite tem que ser produtor de pasto. “A vaca tem que ser como uma máquina que transforma pasto em dinheiro e a pastagem deve ser tratada como uma lavoura” disse o secretário.

Ainda durante sua explicação, o secretário informou que no Brasil a produção de leite é de aproximadamente 34 bilhões de litros por ano, e a atividade cresce em média 7,7%. Em Santa Catarina, a produção é de 2,8 bilhões e tem crescimento de 10% ao ano. “Para um aumento na renda é preciso produzir mais pasto e fazer a correção do solo. O produtor deve estudar a época de plantio, ureia e adubação adequada. É imprescindível fazer o pastoreio rotativo” mencionou Spies, citando experiências de outros países onde realizou estudos pessoalmente.

Além do, o seminário contou com as presenças do prefeito Volnei Weber, do secretário de Agricultura de São Ludgero, Valcemir Vilanni, do secretário de Desenvolvimento Regional (SDR) de Braço do Norte, Roberto Kuertem Marcelino e acadêmicos do curso de Agronomia do Unibave.

Colaboração: Fernando Sombrio/Rádio Voz Livre