Geral

Professores de educação física recebem capacitação voltada ao ensino infantil

Em busca de uma maior qualificação profissional, aproximadamente 180 professores de educação física da rede municipal participaram de capacitação voltada ao ensino infantil na manhã desta terça-feira (29), no Salão Ouro Negro, Paço Municipal Marcos Rovaris. A ação faz parte do Programa de Formação Continuada do Governo Municipal, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, que se estende até esta quarta-feira (30).

Segundo a fonoaudióloga e palestrante da capacitação, Solange Castagnel, a qualificação utiliza como tema central a psicomotricidade que envolve a coordenação motora, o espaço corporal, a noção de esquerdo e direito etc. “É um trabalho que traz este olhar específico desta área que reflete nas questões de aprendizagem e contribui para minimizar problemas de leitura e de escrita entre as crianças”, informa.

De acordo com o coordenador de educação física na Secretaria Municipal de Educação, Adriano Maragno Osellame, a formação é voltada aos professores para atender crianças de 3 à 5 anos. “Esta é a primeira formação do ano realizada com profissionais de educação física e tem esse objetivo de qualificar o profissional na orientação de como a criança pode descobrir a si mesma, às suas habilidades e dificuldades”, pontua Osellame.

Bastante dinâmica, a palestra foi aberta a perguntas e envolveu muitas atividades entre os presentes para que pudessem depois aplicar com os próprios alunos. Conforme Solange, brincadeiras com petecas, bambolês, cordas, bolas e também envolvendo música auxiliam neste processo educativo. A fonoaudióloga sugeriu diferentes atividades para exercitar a lateralidade, noção de direito esquerdo, das crianças.

A Secretária Municipal de Educação, Rose Reynaud ressaltou a importância do profissional de educação física para a formação inicial destas crianças. “O trabalho dos profissionais de educação física desenvolve um papel fundamental para o desenvolvimento integral, atuando no corpo e mente do aluno. Esse professor tem um olhar diferenciado que muitas vezes percebe aquilo que os demais não conseguem perceber”, avalia Rose.

No decorrer da capacitação, os presentes participaram de diferentes brincadeiras, como a do telefone sem fio. “Por meio do telefone sem fio conseguimos identificar a criança que não escuta direito ou esquece as informações”, frisa Solange. Hoje outros profissionais da educação da rede pública também receberam capacitação em diferentes pontos da cidade, como os das áreas de história, inglês, educação infantil e alfabetização.

Colaboração: Denise Possebon/Diretoria Executiva de Comunicação

 

[soliloquy id=”78531″]