Tecnologia

Professores dos Estados Unidos ministram curso na Satc

Workshop capacitará profissionais do Centro Tecnológico para captura de CO2.

Foto: Comunicação Satc

Com o objetivo de aprimorar o entendimento do processo de captura de carbono, ocorreu na SATC o curso de Capacitação e Simulação em Captura de CO2 utilizando ASPEN ONE. O curso, que seguiu até esta quinta-feira (14). Os professores Fernando Lima e Debangsu Bhattacharyya, da Universidade de West Virgínia (WVU), foram os ministrantes do curso, que é voltado a pesquisadores, professores e estudantes da SATC, UFSC, UFC e Coppe UFRJ.

O processo de captura de carbono em desenvolvimento na SATC tem o intuito de testar a adsorção de CO2 através de zeólitas produzidas a partir de cinzas do carvão. A planta piloto, já em fase de montagem, irá testar se o processo é eficiente. O curso faz parte de uma série de ações do Programa de Captura de CO2 da SATC.

Segundo o professor da WVU, Fernando Lima, esses são os primeiros passos da cooperação internacional entre a WVU e a SATC. “A gente vai trocar ideias sobre o que fazemos lá e o que é feito aqui e conversar sobre possibilidades futuras de projetos de pesquisa e ensino, como possíveis intercâmbios, visitas e workshops”, conta.

“É muito importante este curso para a SATC. Além disso, ações deste âmbito são fundamentais para acelerar o processo de desenvolvimento da tecnologia de captura de CO2 que está sendo implementada e para que os profissionais tenham a capacitação adequada”, afirma o coordenador do Programa de Captura de CO2 da SATC, pesquisador e professor do curso de Engenharia Química, Thiago Aquino.

Colaboração: Comunicação Satc

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

ACIO: Curso Redes Sociais na Prática será realizado na próxima semana em Orleans

O curso apresentará atividades práticas de estratégias para redes sociais, visando impulsionar os resultados para as empresas.

Baja 2017 ganha forma na Satc

Projeto desenvolvido pela Engenharia Mecânica se prepara para nova disputa.