Geral

Profissionais da rede municipal de ensino passarão por formação continuada

Ação visa melhora de índices de aprendizagem dos alunos nas escolas municipais

Educação de qualidade, na avaliação da Administração Municipal, requer a preparação dos profissionais que atuam nas escolas da rede. Esta missão que constitui uma das principais alavancas para melhorar o desempenho de educadores e alunos. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação de Criciúma, realizará entre os dias 28 e 30 de julho, uma formação continuada para professores do 1° ao 9° ano, educação infantil, educação especial, informática, diretores, auxiliares de direção, secretários e orientadores educacionais, totalizando mais de 1970 profissionais.

Segundo a secretária de Educação, Rose Reynaud, esta formação continuada não é somente um curso de atualização, mas sim um processo construído no cotidiano escolar. “A Secretaria tem proposto medidas para atender todos os profissionais, visando a reflexão conjunta dos problemas educacionais. Hoje a escola está desempenhando vários e novos papéis na sociedade atual, por isso se faz necessário que os profissionais estejam preparados para levar um ensino de qualidade para os alunos da rede pública”, relatou Rose.

A Secretaria de Educação promove diversas formações durante o ano letivo para os profissionais. Somente durante os seis primeiros meses de 2014, já ocorreram formação de gestores, professores do atendimento Educacional Especializado (AEE), educadores de letramento e itinerantes, merendeiras e serventes, orientadores educacionais, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic – 1° ao 3° ano do ensino fundamental), entre outros.

De acordo com a gerente pedagógica da Secretaria de Educação, Marlene Pires Amorim, esta formação tem por objetivo qualificar e oportunizar momentos de debate e reflexão sobre a educação municipal. “Os cursos ocorrerão de forma paralela em seus respectivos períodos, porém divididos por áreas. A formação será realizada durante o recesso, o que não prejudicará as aulas e os professores poderão participar normalmente. Nos dias que os educadores não estiverem em curso, estarão na escola realizando planejamento”, ressaltou Marlene.

Colaboração: Milena dos Santos/Diretoria Executiva de Comunicação

[soliloquy id=”75436″]