Educação

Profissionais da região Sul participam de reunião técnica do Proinfância

Encontro de profissionais das regiões da Amrec, Amesc e Amurel na última reunião técnica

Fotos: Milena dos Santos

Fotos: Milena dos Santos

Educadores que fazem parte das Secretarias Municipais de Educação e gestores da educação infantil de 27 municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e de Laguna (Amurel), participaram durante esta terça-feira (29), da quarta reunião técnica regional do Proinfância. O evento foi realizado no Salão Ouro Negro, da Prefeitura de Criciúma, cidade polo no Programa Proinfância do Governo Federal.

Durante o encontro, que foi ministrado pela consultora pedagógica do Proinfância do Ministério da Educação (MEC) no Estado de Santa Catarina, Claudia Maria da Cruz, foram abordados temas como: Currículo na Educação Infantil, Inclusão na Educação Infantil e Resultado da Pesquisa sobre espaços do Proinfância.

Conforme a secretária de Educação, Rose Reynaud, através destes temas que são abordados durante estes encontros, é possível oferecer um melhor atendimento da educação infantil nos municípios, mas principalmente discutir sobre a importância dos Proinfâncias para a educação. “Nós sabemos a importância da educação infantil. Essa fase é fundamental, pois ali que levantamos ou matamos o talento dos nossos estudantes. Espero que esses encontros tenham aberto portas para os profissionais, que têm se mostram muito empenhados em melhorar seus trabalhos”, disse a secretária.

Em Criciúma, já existe um Proinfância em funcionamento no bairro Ana Maria, (Centro de Educação Infantil Municipal Mário Pizzeti), com atendimento de mais de 200 crianças de zero a cinco anos em período integral. Outros três estão em construção nos bairros Brasília, Santa Luzia e São Sebastião. Cada um desses novos espaços atenderá cerca de 120 crianças em período integral.

Segundo Cláudia, as principais metas do MEC são garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública e ofertar apoio técnico pedagógico para que os municípios possam assegurar uma melhor educação para as crianças menores. “Este trabalho que estamos realizando é uma novidade para o Ministério da Educação. As equipes do MEC são mínimas, por isso é necessário que haja os consultores, que difundem os estudos por todo Brasil. Ouvimos os retornos das práticas o que mostra que esse trabalho tem sido bastante significativo”, declarou.

As obras construídas do Programa Proinfância são dotadas de ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como salas de aula, sala informática, bibliotecas, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório e outros ambientes que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de administração. Além das administrativas e de serviços.  

Colaboração: Milena dos Santos/Diretoria Executiva de Comunicação