Saúde

Profissionais que atuam no SAMU de Criciúma serão capacitados

Objetivo é qualificar e aperfeiçoar os profissionais da saúde para atendimentos de urgência

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

É sempre necessário que os profissionais responsáveis por atender a população estejam preparados para lidar com qualquer situação que encontre em seu caminho, seja ela na área da Educação, Assistência Social ou Saúde. E para prestar esse atendimento de qualidade, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, irá proporcionar a uma das equipes que atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que participem da “Capacitação do SAMU 192 – Suporte Básico de Vida Pré Hospitalar”. O evento será realizado entre 28 de maio e 1° de junho, na cidade de Santo Amaro da Imperatriz.

Segundo a coordenadora de Urgência e Emergência do município, Carina Lobo, o projeto parte do reconhecimento que instituições formadoras de profissionais da saúde não estão garantindo o desenvolvimento de competências e habilidades. “No município de Criciúma há duas Unidades de Suporte Básico (USB) que atendem a população. Estes profissionais que atuam com estes equipamentos serão capacitados justamente porque pensamos em ofertar para a população um melhor atendimento. Somente através de uma assistência qualificada e resolutiva é possível oferecer a população o acesso integral aos serviços de saúde”, declarou Carina.

No período em que os profissionais estiverem realizando a capacitação, o município não ficará descoberto, pois uma Unidade de Suporte Básico (USB) e outra Unidade de Suporte Avançado (USA) estarão atendendo os chamados da população normalmente através do telefone 192. O Ministério da Saúde, conforme Carina, está estimulando os gestores (Estaduais e municipais) para aderirem e para que os profissionais do SAMU efetivamente sejam capacitados.

A coordenadora informa ainda que além da certificação do Ministério da Saúde, existe a intenção para que a capacitação seja pré-requisito obrigatório para quem quiser trabalhar no SAMU. “O principal intuito com este evento é capacitar os colaboradores dos Serviços de Atendimento Móvel de Urgências, Rede SAMU 192, e Pré-hospitalar fixo em todo Brasil, visando implementar mais uma vertente da Política Nacional de Atenção às Urgências, em conformidade com o Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressaltou.