Geral

Programa Academia da Saúde oferecerá atividades físicas e teatro experimental

Com foco na promoção à saúde de modo a favorecer uma vida saudável à população, o Governo de Içara, por meio da Secretaria de Saúde, inicia no próximo dia 15 o Programa Academia da Saúde, no Bairro Jaqueline. Na manhã desta quinta-feira, foi realizada a apresentação formal das atividades às equipes de Atenção Básica.

De início, serão realizadas atividades físicas de alongamento, fortalecimento muscular, caminhada, exercícios nos equipamentos, relaxamento, orientação nutricional, avaliações de saúde, práticas corporais, yoga e teatro. As atividades serão ofertadas num cronograma de atividades pré-estabelecido: atividades físicas com profissionais de Educação Física acontecerão nas terças, quartas e quintas-feiras, às 8h e 15h; aula de yoga será oferecida nas quartas-feiras, às 16h30m. Após as aulas, nutricionista e fisioterapeuta ficarão a disposição para orientações dos alunos.

A​ Academia da Saúde contará com dois profissionais de Educação Física, cedidos pela Fundação Municipal de Esportes (FME), que estarão atuando em parceria com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e demais profissionais da Atenção Básica. “Entre os objetivos específicos, o programa contribuirá para o aumento dos índices de atividade física da população e a ampliação e valorização da utilização dos espaços públicos de lazer, como proposta de inclusão social”, explica o secretário de Saúde, Lauro Nogueira.

Conforme a coordenadora de Atenção Básica, Glícia Pagnan, “as atividades serão realizadas num cronograma de atividades pré-estabelecidas e que serão enriquecidas conforme a demanda atendida. A Academia fica localizada no Bairro Jaqueline, porém seu uso é para a comunidade em geral”.

Inscrições prorrogadas para aula de teatro experimental – Entre as ações, também será implantado um grupo de teatro experimental. As inscrições que encerrariam nesta sexta-feira foram prorrogadas até o dia 12.  Elas devem ser feitas no NASF (secretaria de Saúde) e na unidade de saúde do bairro Jaqueline, das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

Serão disponibilizadas 25 vagas para crianças e adolescentes com idade entre 12 e 16 anos. De acordo com o Psicólogo NASF, Sergio Leonardo Gobbi, que vai coordenar a atividades, as aulas iniciarão também no dia 15 de setembro e acontecerão nas segundas e quartas-feiras, das 13h30min às 15h.

Entre os eixos a serem desenvolvidas na Academia da Saúde está a práticas corporais e atividades físicas; alimentação saudável; técnicas integrativas e complementares; práticas artísticas e culturais; produção do cuidado e de modos de vida saudáveis; educação em saúde; planejamento e gestão e mobilização da comunidade.

Colaboração: Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI

[soliloquy id=”84754″]