Geral

Programa visa estimular conexão à rede de esgoto

Casan e Prefeitura de Criciúma estabeleceram contrato que vai viabilizar ampliação da fiscalização

Fotos: Denise Possebon / Comunicação Prefeitura de Criciúma

Fotos: Denise Possebon / Comunicação Prefeitura de Criciúma

As vistorias a moradias e estabelecimentos comerciais situados onde passa a rede de saneamento básico serão ampliadas. Prefeitura de Criciúma e Casan, entes da gestão compartilhada do serviço, firmaram convênio no valor de R$ 239 mil para viabilizar a formação de novas equipes para o trabalho de conscientização dos usuários.

Aproximadamente 6700 imóveis receberão a visita das equipes do programa em ações conjuntas com a Vigilância Sanitária. Uma empresa a ser licitada deverá iniciar os serviços no primeiro trimestre de 2015. O contrato expira em um ano. “Por meio de um método, consegue-se atestar se a edificação está ligada à rede de esgoto. Caso esteja irregular, daremos um prazo para o usuário fazer a ligação”, explica o gestor executivo do Fundo Municipal de Saneamento Básico, Beto Barata.

Grande parte da poluição de rios e mananciais vem de ligações irregulares. O diretor de Planejamento da Casan conta que o mesmo programa está em execução desde 2012 em Florianópolis, onde das quase cinco mil moradias fiscalizadas se identificou 80% de irregularidades. Em alguns locais, justamente onde as praias estão com maior nível de poluição.

“É muito importante que a população saiba como deve proceder para estar ligada na rede coletora, evitando assim maiores níveis de poluição e problemas ambientais. O nosso trabalho em parceria com as prefeituras é justamente de orientar para que problemas como este não ocorram”, explicou Osny.

A abrangência da atuação ficará restrita à região da primeira etapa da instalação do sistema de saneamento básico, informa Beto. “Estamos com a obra da segunda etapa, na Grande Próspera, em execução até o fim do próximo ano. Após a conclusão pretendemos estender este trabalho”, disse.

Colaboração: Comunicação Casan