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Proibição de bitrens em rodovias estaduais pode provocar migração de empresas

Se decisão não for revista, Fontanella Transportes de Lauro Müller e outras empresas da região podem mudar de cidade.

Os próximos dias certamente serão de muita angústia para os empresários da área de transportes da Região Sul do Estado. Após a proibição do tráfego de caminhões bitrens nas rodovias SC-438 e 446, o Departamento de Infraestrutura de Santa Catarina – Deinfra atendendo pleito da classe irá promover estudos para rever decisão.

A justificativa, de acordo com o órgão do governo, é a falta de estrutura das rodovias, tanto de traçado como de sinalização, para receber este tipo de caminhão. Porém, os empresários não concordam com a decisão, pois em outras rodovias do Estado o tráfego é permitido.

No próximo dia 13 de fevereiro, empresários da região, autoridades políticas e representantes do Deinfra devem se reunir em Orleans, às 10h, para discutir uma solução para o problema. Na ocasião, o Deinfra deverá fazer uma manifestação prévia sobre a possibilidade de liberar a circulação desses caminhões nas rodovias catarinenses que fazem a ligação entre Tubarão e Orleans e Lauro Müller e Orleans a Criciúma, até a ligação com a BR-101.

A medida adotada a partir deste ano está prejudicando diretamente as empresas de transportes da região. É o caso da empresa Fontanella Transportes, instalada na cidade de Lauro Müller, e que possui cerca de 150 caminhões deste tipo. Para o diretor da empresa, Valdir Fontanella, a decisão foi precipitada, podendo provocar a mudança de empresas para municípios próximos a BR 101, o que traria um prejuízo incalculável para os municípios onde essas empresas estão instaladas.

“Estamos revoltados com esta situação, pois pagamos nossos impostos em dia e diversos caminhões da nossa frota já foram multados. Se continuar assim, infelizmente teremos que deixar o município de Lauro Müller”, relatou Fontanella.

Essa decisão havia sido tomada em outras rodovias do Estado, mas depois de estudos e adequações a proibição foi suspensa. De acordo com o presidente do Deinfra, Paulo Meller, o mesmo levantamento será realizado nas rodovias SC-438 e 446, com o objetivo de criar um corredor passando pelos principais municípios do Sul até a rodovia federal BR 101.

Segundo Meller, o trânsito de bitrem está permitido nas rodovias federais e é intenção do governo do Estado regulamentar a situação nas SCs, mas respeitando as condições de cada rodovia e mantendo a proibição naquelas que não possuem a estrutura adequada para receber os grandes caminhões.