Educação

Projeto apresentado por aluno traz um novo olhar sobre Jogos Digitais

Seminário de Repositórios até amanhã no Bloco R2

Foto: Mayra Lima

Foto: Mayra Lima

Segundo o Ibope Media*, 95% dos jovens brasileiros entre 15 e 33 anos com acesso à internet se consideram viciados em tecnologia. Entre os entrevistados, os jogos são um hábito para 56%. Mas como transformar esta rotina em algo positivo? O estudante da sétima fase do curso de Ciência da Computação, Christian Engelmann, está em busca da resposta. Seu projeto de pesquisa “Gameficação e Aprendizagem: Uma Avaliação de Jogos Digitais em Ambientes de Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador” está analisando jogos existentes, descobrindo formas de utiliza-los no meio educacional.

O projeto, orientado pela professora Leila Lais Gonçalves, será concluído em fevereiro de 2015. O estudo foi apresentado na tarde de hoje (6/11) no Seminário de Repositórios: Objetos e Recursos Educacionais Digitais. O evento, realizado pelo grupo de pesquisa Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital da Unesc, é gratuito e ocorre até amanhã (7/11) na sala 11 do Bloco R2.

Segundo Engelmann, o projeto tem o objetivo de ser um manual para orientar educadores sobre o uso de games no processo de ensino. “Procuramos nos jogos mecanismos que extraiam algum aspecto comportamental para aprendizagem. Eu, por exemplo, aprendi sobre História, Inglês e um pouco de Francês jogando. É uma forma de trazer um olhar positivo de algo que tem se tornado, para muitos, uma “tragédia social”. O importante é transformar essas horas gastas em algo construtivo”, explica.

“Canal de Web TV”, “Estruturação de um Repositório de Recursos Educacionais Abertos”, entre outros assuntos, também foram tema de pesquisas científicas apresentadas hoje por alunos dos cursos de Ciências da Computação, Engenharias e Licenciaturas. Além das pesquisas, foram apresentados projetos de extensão com o tema Inclusão Social.

Para o último dia do Seminário, estão previstas palestras. “Uma delas será com Carlos Souza,  um dos fundadores da Veduca, primeira empresa do Brasil a disponibilizar MBA online”, comenta a coordenadora do seminário, Graziela Giacomazzo. A Veduca tem o propósito de democratizar a educação por meio de videoaulas realizadas pelas universidades do Brasil e do mundo de forma gratuita.

Confira a programação

*A pesquisa, divulgada pelo portal UOL, foi realizada pelo painel online CONECTAí em agosto de 2013, em parceria com o portal youPIX e com a participação de 1.063 internautas.

Colaboração: Mayra Lima