Saúde

Projeto “Caminhos do Cuidado” discute saúde mental com profissionais das ESFs

Foto: Alexandra Cavaler

Foto: Alexandra Cavaler

O Município de Içara inicia mais um momento importante de Educação Permanente em Saúde. Divididos em três grupos, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e um Técnico de Enfermagem de cada uma das 18 Estratégias Saúde da Família (ESFs) se envolvem no projeto Caminhos do Cuidado. O assunto da formação deste ano aborda o tema pactuado pelo Ministério da Saúde: Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas). O primeiro encontro aconteceu ontem (3), no restaurante Nono Tchillo, com a participação de 42 profissionais.

A proposta é organizada pela Escola de Formação em Saúde (EFOS), que encaminha os tutores para conduzirem os encontros; ETSUS Blumenau e Secretaria Estadual de Saúde. E a execução ocorre por meio de duas instituições de excelência no ensino: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

De acordo com a Coordenadora Municipal de Atenção Básica, Enfermeira Glicia Pagnan, a formação tem como objetivo discutir e construir o papel do ACS e do Auxiliar/Técnico de Enfermagem da Atenção Básica para o cuidado em saúde mental “conforme especificidade de cada território, qualificando o olhar e a escuta para dar visibilidade à questão das drogas. E ainda ampliar a caixa de ferramenta dos profissionais envolvidos para o cuidado em saúde mental, atuação na rede de atenção e na construção de territórios de paz”, explicou.

Já o secretário da Pasta, Lauro Nogueira, assinala que a proposta ainda pretende que cada profissional conheça e coloque em prática o processo de reforma psiquiátrica da política de saúde mental.  “Com isso a rede de atenção psicossocial terá mais ênfase no que tange à produção do cuidado, a reintegração social e da cidadania das pessoas usuárias de álcool e outras drogas”.

Para a Agente Comunitária do bairro Jaqueline, Suelen da Rocha dos Santos, a capacitação foi bastante produtiva. “Foram abordados temas do nosso cotidiano e o que fazer para melhorar o processo de atendimento que envolve o assunto tratado. Foi um encontro bastante produtivo”. No total, 130 profissionais de saúde de Içara estão envolvidos na ação. Todos recebem kit com mochila, camiseta entre outros itens.

A formação tem carga horária de 60 horas, sendo 40 presenciais e 20 de atividades de dispersão. As atividades com a segunda turma acontecem hoje (4); e o terceiro grupo participa da formação no dia 14 de agosto. Segundo Glicia as datas foram definidas pela EFOS e organizadas de acordo com a disponibilidade dos tutores que, nesta quinta-feira, foram a Assistente Social Glades de Carvalho e a Enfermeira Ingrid Zanelatto.  

Colaboração: Alexandra Cavaler