Geral

Projeto CRAS Music é elaborado para fortalecer vínculos em Orleans

Foto: (Sede do CRAS em Orleans) Ariel Rodrigues/Sul in Foco

Foto: (Sede do CRAS em Orleans) Ariel Rodrigues/Sul in Foco

Entre os inúmeros benefícios que a música traz para o ser humano estão à integração e socialização das pessoas. Foi pensando nisso que o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, de Orleans, lança na próxima segunda-feira, dia 6, o Projeto CRAS Music. Crianças e adolescentes devidamente cadastradas no Programa de Atenção Integral à Família poderão participar das atividades.

Conforme a coordenadora do CRAS, Lucizana Lúcio, a Zana, este programa é mais uma maneira interessante de promover o fortalecimento de vínculos dos participantes. “O CRAS dará todo o suporte necessário para que o projeto se consolide na organização. A música aflora bons pensamentos, disciplina, responsabilidade e muitas outras virtudes”, destaca Zana.

O CRAS Music é uma idealização do psicólogo orleanense, Mateus Estevão. Segundo o profissional o projeto terá um total de 12 encontros, sendo três horas cada. Cerca de 25 crianças participarão das oficinas de música, as quais serão realizadas no salão de festas da capela da comunidade de Alto Paraná. “Não será uma escola de música. Vamos desenvolver e aperfeiçoar a integração entre as crianças, utilizando de violões, latas e baldes de tintas, como instrumentos de percussão”, aponta Mateus, ressaltando que a aprendizagem musical entra em segundo plano. O mesmo projeto foi desenvolvido pelo psicólogo em 2013, com crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI.

Ao fim do projeto, está prevista uma apresentação aos pais, autoridades e a toda população. “E é nesse momento em que praticamente finalizamos o fortalecimento de vínculos. A motivação dos pais com os filhos em casa durante as oficinas é muito importante. A música ajudará a trabalhar os limites, disciplina, trabalho em equipe, coordenação motora, criatividade e a cidadania” finaliza Estevão.

A abertura do Projeto CRAS Music acontece no dia 6 de outubro, às 15 horas, na comunidade do Alto Paraná.