Geral

Projeto da Polícia Civil de Gravatal transforma objeto de crime em brinquedo para APAE

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil de Gravatal, com autorização do Fórum de Justiça da Comarca de Armazém, transformou uma rinha de galos – objeto de crime aprendido durante uma investigação – em brinquedo: uma piscina de bolinhas, que foi doada, nesta quinta-feira (23), para uma instituição que cuida de crianças, jovens e adultos com necessidades especiais do município de Gravatal.

A apreensão da rinha de galos ocorreu pela Polícia Civil de Gravatal, durante uma investigação de crime ambiental, que ocorria nas proximidades da Polícia Rodoviária Estadual de Gravatal, em 2005. Na época, a investigação foi realizada pelo então comissário de Polícia José David Machado, hoje Delegado de Polícia responsável pela Comarca de Armazém. O responsável pela arena foi indiciado por crime ambiental e o objeto foi encaminhado para a delegacia da cidade.

Durante a instrução do processo no Fórum de Armazém, a Justiça autorizou que a arena (rinha de galo) fosse encaminhada para doação a APAE do município de Gravatal.

Quando era realizada uma limpeza no depósito da delegacia por policiais civis de Gravatal, surgiu a proposta de transformar o objeto de crime em brinquedo, ou seja, em uma piscina de bolinhas. Esta ideia partiu da funcionária que prestava serviços como faxineira para a delegacia.

Através de contato com técnicos da APAE (fisioterapeuta e professores), o projeto foi colocado em prática e a rinha foi transformada em uma piscina de bolinhas. Foram adquiridas 2 mil bolinhas com apoio de colaboradores que não quiseram se identificar. Hoje foi feita a doação.