Geral

Projeto da ponte de Congonhas é entregue

Trinta por cento do valor da obra devem ser divididos entre as cidades de Tubarão e Jaguaruna.

Foto: Amanda Menger

Foto: Amanda Menger

O projeto da ponte de Congonhas, entre Tubarão e Jaguaruna, foi entregue na manhã desta terça-feira (28), por representantes da empresa Iguatemi, de Florianópolis, responsável pela elaboração da proposta. O projeto foi entregue ao governador Raimundo Colombo, ao prefeito de Jaguaruna, Luiz Napoli e ao prefeito interino de Tubarão, Akilson Ruano Machado durante a solenidade de entrega de viaturas.

O governador solicitou ao secretário de Desenvolvimento Regional, Estener Soratto Jr. que dê agilidade aos trâmites burocráticos e se necessários, a obra deverá ser feita pela própria regional. Nos próximos dias, representantes dos dois municípios e da SDR se reunirão para definir os detalhes pertinentes à execução da obra. A equipe de engenharia da SDR deu início nesta terça-feira a elaboração do orçamento para que a licitação possa ser encaminhada. “Vamos tratar com a SDR e o prefeito de Jaguaruna os próximos passos para que esta obra tenha início o mais breve possível. Enquanto isso, aguardamos a resposta do Exército para que seja instalada a ponte provisória”, explica Akilson.

No dia 31 de dezembro, a antiga ponte foi interditada devido a danos estruturais. Por medida de segurança, os dois municípios decidiram pela retirada da ponte. No dia 7 de janeiro, o prefeito Olavio Falchetti enviou um ofício ao Exército solicitando a instalação de uma ponte de campanha enquanto a obra da estrutura de concreto é viabilizada. A iniciativa teve apoio do deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli e da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

UPA – Durante a solenidade o prefeito interino Akilson Machado entregou ao governador Raimundo Colombo um ofício solicitando ajuda para a conclusão das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Arena Multiuso – O prefeito interino e o governador também conversaram sobre a assinatura do convênio para o repasse de recursos para a conclusão da Arena. O documento deve ser assinado nos próximos dias. Alguns trâmites burocráticos da SDR e da prefeitura ainda precisam ser concluídos. Da parte do município, uma certidão negativa de débito referente ao INSS deve ser liberada pela Secretaria Nacional da Receita Federal, em Brasília. Esta negativa é referente ao parcelamento feito pelo município e que precisa ser renovado anualmente, devido a algumas dificuldades técnicas para acesso ao sistema da Secretaria da Receita Federal, a liberação da negativa atrasou. A previsão é que a CND esteja disponível nesta quarta-feira (29).

Colaboração: Amanda Menger/Decom PMT