Geral

Projeto da prefeitura de Laguna espalha lixeiras na orla

Foto: Secom Laguna

Foto: Secom Laguna

Para garantir a limpeza da praia, o Governo Municipal, através da Secretaria de Turismo, criou a campanha Curta a Onda Limpa do Verão. Foram colocados materiais imitando pranchas de surf, com caixas de sacolas plásticas disponíveis ao público. O objetivo é chamar a atenção do frequentador da orla, para recolher seu próprio lixo e manter a praia sem resíduos de plástico, garrafas, embalagens e restos de comidas. São 15 unidades nas praias do Mar Grosso, Praia do Sol e Farol de Santa Marta.

O estudante Franklin de Souza, natural de Florianópolis, passa todos os verões em Laguna. Para ele a conscientização é necessária. “É preciso que as pessoas ajudem a conservar as praias. É facil pegar uma sacola, colocar o seu lixo e levar até a lixeira”, relata.

Todas as manhãs, a Secretaria de Obras realiza a coleta do lixo deixadas através do projeto. Os resíduos são encaminhados para o aterro sanitário. O Governo Municipal distribuiu lixeiras ao longo da orla.

Perigos para o meio ambiente

O lixo, quando descartado incorretamente, causa  inúmeros estragos ao meio ambiente, à saúde e à própria cidade. Contaminação do solo e da água, morte de animais nativos, bueiros entupidos, alagamenos e doenças podem ser causadas pelo descarte incorreto de resíduos. O lixo jogado nas praias pode acabar no mar, causando a contaminação da água. Em algumas partes do oceano, existem mais pedaços pequenos de plástico do que plâncton. O plástico se quebra em pedaços minúsculos com o tempo, e essas partículas podem ser encontradas na areia e, até mesmo, nos corpos da vida marinha. 

Tempo que demora certos materiais para decomposição

Papel – 2 a 4 semanas

Palito de Fósforo- 6 meses

Papel plastificado – 1 a 5 anos

Casca de banana ou laranja – 2 anos

Chiclete – 5 anos

Latas – 10 anos

Ponta de cigarro- 10 a 20 anos

Couro – 30 anos

Sacos plásticos – 30 a 40 anos

Cordas de nylon – 30 a 40 anos

Latas de alumínio – 80 a 100 anos

Tecido – 100 a 400 anos

Vidro- 4.000 anos

Pneus – indefinido

Garrafas plásticas – indefinido