Geral

Projeto da Rio Deserto incentiva a produção de mel em Içara

Foto: Tânia Giusti/Jornal A Cidade

Foto: Tânia Giusti/Jornal A Cidade

As famílias de Içara que trabalham na produção de mel voltarão a contar esse ano com uma ajuda que já teve papel significativo para elas no passado. É o projeto Içara Mais Doce, realizado pelas Empresas Rio Deserto em parceria com a Associação de Apicultores de Içara. Por meio dessa iniciativa, a Rio Deserto doa mudas de eucalipto melífero aos produtores para que seja feito o florestamento e reflorestamento, essencial à produção do mel. Essa necessidade foi constatada quando as áreas de eucalipto foram sendo substituídas pela agricultura ou espécies de eucalipto não melíferos, o que prejudicou o trabalho dos apicultores. “Esse projeto vem ao encontro do interesse dos apicultores e também do meio ambiente, pois é uma forma de reflorestamento. Com esse projeto nós conseguimos firmar Içara como a Capital do Mel”, comenta o presidente da associação, Agenor Castagna.

O Içara Mais Doce será lançado durante o 31º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores, que esse ano será realizado na cidade içarense, de 17 a 19 de julho. Para participar, os proprietários de terrenos rurais devem se cadastrar junto à associação. Posteriormente, a entidade verificará qual o tamanho da propriedade e qual a necessidade de cada produtor para definir o número de mudas a serem doadas. Por fim, será realizada a distribuição das mudas.

Para a Rio Deserto, a volta do projeto cumpre com o seu compromisso social de beneficiar e ser parceiro das comunidades onde possui unidades produtivas. “Contribuir com o desenvolvimento social e econômico das cidades onde está inserida é uma das premissas da Rio Deserto, por isso buscamos sempre identificar as necessidades em que podemos ser parceiros dos vizinhos das nossas unidades. Em Içara foi identificada essa demanda dos apicultores e, assim como já foi no passado, sabemos que o projeto Içara Mais Doce voltará a ser um sucesso, garantindo ao município o título de Capital do Mel”, destaca o diretor das Empresas Rio Deserto, Valcir José Zanette.

Colaboração: Bruna Borges/Alfa Comunicação Empresarial