Educação

Projeto da Unesc dá atenção a pessoas ostomizadas

Foto: Divulgação/Unesc

Foto: Divulgação/Unesc

Palavras amigas podem mudar pessoas. É desta forma que o projeto de extensão “Atenção ao Paciente Ostomizado”, do curso de Enfermagem da Unesc em parceria com a Asscro (Associação de Ostomizados de Criciúma) vem agindo há quase dois anos. Sempre na terceira quinta-feira de cada mês, a partir das 14h30, pessoas ostomizadas se encontram com profissionais de saúde, na Universidade.

Ostomizados são pessoas que sofreram uma intervenção cirúrgica onde se forma uma comunicação entre um órgão interno, com o meio externo. São pessoas de diferentes idades que participam das reuniões, trocam experiências, e fazem dinâmicas organizadas por estudantes e professores.

Além de colaborar no processo de aceitação da Ostomia, o grupo também ajuda pessoas que desenvolveram depressão após a doença. “Cada vez mais acadêmicos estão se preparando para cuidar da pessoa ostomizada no hospital, por isso é importante essa parceria com os estudantes. Hoje o tratamento com os doentes está bem melhor, através deste empenho da Enfermagem, que está se aprimorando no cuidado do ostomizado”, conta a presidente do grupo Marlene Ávila de Souza, participante do grupo há dez anos.

Aproximadamente 20 pessoas participam do projeto de extensão. Cristiano Rosa, ostomizado há oito meses, diz que mesmo depois que fizer a reversão não quer deixar de participar dos encontros. “Fiquei muito animado, pois descobri que a vida não acaba com a ostomia. É apenas um novo recomeço. Aprendi muito com esse grupo, e é importante que continue com esse trabalho. Aqui é a minha família e me sinto em casa”, afirma.

Segundo a professora do curso de Enfermagem da Unesc e uma das coordenadora do projeto,  Magada Tessman Schwalm, em Criciúma são feitas cinco cirurgias de ostomia por semana. “Minha área de atuação são os ostomizados. Fui ostomizada, já fiz a reversão, e me identifico muito com este grupo”, comenta.

Os alunos que participam do projeto realizam visitas em hospitais para desenvolverem as atividades com pessoas ostomizadas que não têm condições de acompanhar as reuniões do grupo.

“Atenção ao Paciente Ostomizado” é um projeto de Enfermagem em parceira com os cursos de da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), coordenado pelas professoras de Enfermagem Mágada Tessmann Schwalm e Karina Zimmermann.

Colaboração: Davi Carrer/Comunicação Unesc