Geral

Projeto de educação ambiental é desenvolvido pelo Comitê do Rio Urussanga

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A preservação e degradação de áreas inseridas na bacia do Rio Urussanga são apresentadas a estudantes de dez municípios da região Sul de Santa Catarina através do projeto “Minha escola, meu rio”, promovido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga. A ação, desenvolvida há quatro anos, já contemplou mais de 900 alunos. 

Nesta segunda-feira, dia 22, estudantes do 4º e 5º ano das escolas Ribeirão D’Areia e São João, de Pedras Grandes, participaram da primeira saída a campo promovida neste ano. Orientados pelo geógrafo Rosemar De Nez e pela bióloga Marília Biz, os alunos percorreram o trajeto entre a nascente e a foz do Rio Urussanga atentos as informações sobre a vegetação, os recursos hídricos e as atividades econômicas da região.

“É importante manter o equilíbrio do meio ambiente, pois uma pequena mudança pode causar um impacto que comprometa o sistema. Observamos que possuem lugares que ainda são possíveis de serem recuperados. É preciso cuidar agora para que o futuro de vocês seja melhor”, frisou o geógrafo. Para a professora da Escola de Ensino Fundamental São João, a saída a campo reforça os ensinamentos transmitidos em sala de aula. 

A situação do Rio Urussanga foi o ponto que mais impressionou os alunos. “Gostei muito do passeio, mas fiquei surpresa com a contaminação da água. Pensarei mais na preservação, pois quero ajudar o meio ambiente a ficar mais limpo”, disse a estudante Julia Ghizzo, de 9 anos.

Colaboração: Assessoria de Imprensa/Comitê do Rio Urussanga