Turismo

Projeto de valorização do Museu da Baleia de Imbituba será lançado nesta quarta-feira

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Semana Nacional da Baleia Franca começa nesta quarta-feira (23) em Imbituba, com foco no turismo e na preservação da espécie marítima típica da região. Na abertura do evento, às 15h, será lançado o projeto “O Museu da Baleia de Imbituba – um espaço cultural e educativo”, voltado à comunidade imbitubense, e com apoio da Votorantim Cimentos, através do programa de Qualificação de Organizações. O evento acontece no próprio museu, localizado na Vila Alvorada, onde haverá a assinatura do termo de parceria do projeto. 

O projeto buscar valorizar o Museu da Baleia, com atividades para público infantil das escolas em seu entorno, além de sensibilização dos moradores da região central de Imbituba. Um programa de sustentabilidade está sendo desenvolvido para a manutenção do espaço. 

“Pretendemos tornar o museu uma estrutura atrativa para a comunidade e, com isso, promover sua valorização como espaço cultural e educativo, conscientizando a população sobre a proteção do meio ambiente e da baleia franca austral”, afirma Daniel Gomes, gerente da unidade da Votorantim Cimentos de Imbituba. 

A programação da Semana Nacional da Baleia Franca vai até o dia 27 na Avenida Beira Mar, em frente ao Praia Eventos.

Sobre o projeto 

O Projeto Baleia Franca/Brasil tem como missão buscar a proteção, o monitoramento, a conservação e a recuperação populacional dos cetáceos (baleias, golfinhos e botos) em todas as suas formas e manifestações, em particular as espécies vulneráveis e/ou ameaçadas de extinção, especialmente a baleia franca austral (Eubalaena australis). São parceiros do projeto a Prefeitura Municipal de Imbituba, a Agência Omega, a Asiart (Associação de Artesanato), o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), a Academia Corpo & Arte e associações locais. 

O Museu da Baleia de Imbituba está instalado em uma área tombada como patrimônio histórico municipal. O prédio foi construído pelo Projeto Baleia Franca em parceria com a prefeitura de Imbituba, além do apoio de empresas locais e da Petrobras.

“O programa busca a capacitação de organizações para elaboração de projetos e captação de recursos. Ao final desse processo, a organização recebe um recurso semente, no valor de R$ 30 mil, para executar um projeto desenvolvido. Em Imbituba, apoiamos no ano passado o Projeto Baleia-Franca em parceria com a Prefeitura Municipal, justamente para criarem uma proposta de atuação no Museu da Baleia”, resume Gomes. 

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54.5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12.9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.