Geral

Projeto devolve a alegria de sorrir aos pacientes do CAPS

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Problemas bucais podem causar dor, dificuldade em falar ou mastigar, limites na alimentação e aparência ruim. Tais problemas interferem diretamente na saúde em geral, na qualidade de vida e na vida social das pessoas. Conscientes desses fatos, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e a Secretaria de Saúde de Orleans implantaram o projeto “Voltando a Sorrir”, que oferece atendimento odontológico e próteses dentárias aos usuários do CAPS.

A coordenadora do CAPS, a psicóloga Ana Zomer, explica que os pacientes são encaminhados aos seus respectivos postos de saúde para uma avaliação do dentista. Os atendimentos básicos são realizados na própria unidade, já os que necessitam de prótese dentária são encaminhados para um especialista. “Esse projeto é muito importante, pois sabemos o quanto a saúde bucal é fundamental para a vida das pessoas”, pontua Ana.

Ela ainda destaca que além da restauração da função mastigatória e da fala, a reabilitação por meio de prótese dentária melhora a estética, o que interfere diretamente na qualidade de vida e promove a inclusão social. “É uma grande satisfação poder oferecer esse tipo de serviço. A cada relato de um paciente beneficiado e as mudanças promovidas na vida deles nos dá a certeza de que estamos fazendo nossa parte na construção de uma vida mais digna para as pessoas”, comemora Ana.

“Minha vida mudou completamente, pois antes eu tinha vergonha da minha boca. Agora posso comer e sorrir a vontade, sem receio algum. Já recebi diversos elogios de familiares e amigos. Não tenho palavras para agradecer”, relata um dos beneficiados que preferiu não se identificar.

A secretária da Saúde de Orleans, Hirânia Maria Nazário Cascaes, informa que foram investidos R$ 33 mil no projeto. “O sorriso e a gratidão de quem recebe uma prótese dentária são a nossa maior recompensa. Vamos continuar trabalhando para atender cada vez mais pessoas que necessitam de atendimento odontológico e próteses, garantindo a saúde e a qualidade de vida dos orleanenses”, assegura Hirânia.

Colaboração: Stéphanie Piava Pizzolatti