Geral

Projeto Kung Fu para crianças carentes recebe novos equipamentos

De forma gratuita crianças entre nove e doze anos de idade aprendem a arte do Kung Fu na comunidade da Barra do Rio Novo, em Orleans. O projeto é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Esportes e de alguns apoiadores. Há sete meses com as atividades, as aulas acontecem no salão de festas da comunidade e além de um esporte, valores éticos são aflorados em cada golpe treinado pelos alunos.

Praticante de Kung Fu há mais de 25 anos e professor há três anos no município, as aulas são ministradas por Juliano Reinaldo. Segundo o professor, o projeto reúne crianças carentes, sendo que os pais não têm condições de comprar qualquer tipo de equipamento para os treinos e se quer pagar um profissional para ensiná-las. “Eu trabalho com as crianças porque eu vejo potencial em cada uma delas. Aprender a arte marcial desde pequeno faz com que eles pratiquem também a disciplina, autoconfiança, companheirismo, caráter, enfim o que é necessário para se tornar uma pessoa melhor para a si e para a sociedade” afirma o professor, mencionando os perigos que a rua pode oferecer em caso de falta de orientação. “O objetivo é tirá-las da rua onde são vulneráveis a aprender coisas que não servirão para um crescimento pessoal. Violência e drogas já é uma realidade em nossa cidade”, aponta Reinaldo.

Para desempenhar melhor os ensinamentos, o Departamento Municipal de Esportes abasteceu as crianças com diversos equipamentos de arte marcial. A entrega dos kits aconteceu na noite dessa terça-feira (16), na presença do vice-diretor do DME, Edvaldo Canever, o Vadoca, a diretora da Escola de Educação Básica Otto Pfützenreuter, Eliane Mattei Bussolo e pais dos alunos. “Através do apoio da Empresa Orleplast adquirimos mais alguns materiais necessários para os treinos das crianças. Em breve será a vez dos uniformes. Cada criança receberá o seu material pessoal para os treinos”, destaca Vadoca.

A diretora da escola, Eliane Mattei Bussolo afirma que algumas das crianças que praticam o Kung Fu, são alunos da instituição e que é possível perceber mudanças de comportamento desde as primeiras aulas. “Percebemos que estes alunos desenvolveram as suas habilidades físicas, cognitivas e psicológicas. Isso favorece na questão de aprendizagem em sala de aula”, pontua a diretora.

As aulas de Kung Fu acontecem às terças-feiras, das 18h às 19h, no salão de festas da comunidade da Barra do Rio Novo.

[soliloquy id=”87295″]