Saúde

Projeto leva serviços de saúde a comunidade carente de Araranguá

O projeto solidário “Amor sobre Rodas” esteve neste sábado (26), no bairro Baixadinha em Araranguá, no sítio do Eder Mattos. No local foi disponibilizado um ônibus para fazer atendimentos gratuitos para a comunidade. Este veículo circula pelo estado de Santa Catarina prestando assistência aos moradores de baixa renda.

Durante o dia foram realizados atendimentos médico, odontológico, cortes de cabelo, brincadeiras para as crianças, e ainda foi distribuído um kit de higiene bucal. Ao todo foram disponibilizadas 200 senhas para atender os moradores do bairro. Ainda no local foi servido cachorro-quente, refrigerante e pipoca. 

A moradora da Baixadinha Rosane Elias de Aguiar levou suas quatro filhas para serem atendidas pelo dentista, e ficou feliz com essa ação realizada em sua comunidade. “Acho que deveria ter sempre, é uma ação boa. Quando vamos ao postinho para pegar uma consulta médica é um trabalho, nunca tem vaga. Mesmo com a ficha eles priorizam grávidas e idosos, e acabamos ficando sem atendimento”, disse.

De acordo com o tenente coronel do 19° Batalhão de Polícia Militar Alfredo Nelson de Carlos é a primeira vez que este projeto da Capelania Militar é realizado em Araranguá.

O secretário adjunto de Segurança Pública de Santa Catarina, coronel Fernando Rodrigues de Menezes estava presente para prestigiar e apoiar o evento. O município de Araranguá foi escolhido pelo carinho que ele tem pela cidade. “Já trabalhei aqui, fui comandante da companhia de polícia de Araranguá, e não poderia deixar de estar aqui presente junto com o batalhão de Polícia Militar”, contou.

Segundo o secretário, o projeto começou há oito anos com o Diácono Ricardo José, e agora ele está na Capelania Militar Cristo Rei, que é uma organização da Polícia Militar de Santa Catarina. E pela segunda vez estão saindo com o projeto da região da Grande Florianópolis.

“O resultado deste projeto é positivo, pois é voltado para pessoas carentes. Na região da Grande Florianópolis são atendidas comunidades carentes e também são feitos atendimentos aos moradores de rua duas vezes por mês”, afirmou.

Apoio

Voluntários presentes no evento, o médico Dr. Ivan Holsbach, os cirurgiões dentistas Dra. Emely Bertoncini, Dr. Giovani e Dr. Rodrigo.  E contou com o apoio do Grupo Escoteiro Ariringuá.

O evento teve o apoio também de empresas da região como a Contato Internet, Aspekto Comunicação Visual, Sulcatel, Yate Club Morro dos Conventos, Farmacia Regional, loja Polisport, Santa Luzia Molduras de Braço do Norte, e grupo Santa Fé de Florianópolis.

Próximas atividades

Outras ações já estão previstas de acordo com o cronograma do projeto para 2014, que inclui São José, Palhoça e Biguaçu. “Temos uma ação prevista para Itajaí. Devemos voltar ainda este ano a uma comunidade carente em Lajes. E pela primeira vez estamos saindo da Grande Florianópolis para vir atender Araranguá”, completou o secretário.

Colaboração: Ana Acordi

[soliloquy id=”64319″]