Geral

Projeto orienta gestantes sobre saúde na gestação e os cuidados com os bebês

A equipe do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), em parceria com o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde Familiar), realizou na quarta-feira (20) mais uma atividade educativa com o grupo de gestantes cadastradas no projeto "Bem vindo à vida", que faz parte do grupo de convivência e fortalecimento de vínculo. As profissionais de Nutrição, Fisioterapia e Psicologia falaram sobre a amamentação e os cuidados com o bebê. Após a palestra foram realizados sorteios de brindes e oferecido um café às gestantes. 

Conforme explica a psicóloga do CRAS Mariângela De Mattia Cardoso, o assunto das palestras varia a cada encontro. “Há um cronograma com todos os temas que serão trabalhados. É algo interdisciplinar, já que abrange tanto a área da saúde como a social, por exemplo”, explicou.

Para Maiara Clemente, que está no sétimo mês da primeira gestação, a participação no grupo é importante. “Além de poder receber o kit enxoval, podemos aprender como amamentar e cuidar bem do nosso bebê”, comentou.

O projeto

Criado em fevereiro deste ano, o “Bem vindo à vida” já cadastrou 29 gestantes do município. Destas, 17 já receberam os kits enxovais confeccionados pela AFABESS (Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis).

De acordo com Mariângela, o projeto tem como principal objetivo orientar as gestantes de baixa renda do município. “São realizadas palestras antes das consultas de pré-natal para que as mães possam ter uma gestação mais saudável e a criança nasça com mais saúde”, esclareceu.

Para participar, as gestantes também precisam seguir alguns critérios. “Elas precisam fazer as consultas pré-natais periodicamente. No final, para ganhar o kit enxoval da AFABESS, as mães precisam ter participado de seis consultas e seis palestras”, finalizou.

As interessadas em se cadastrar no projeto devem ir ao CRAS com a documentação necessária: comprovante de residência, carteira de identidade, CPF, cartão do SUS, pré-natal e o nome da agente comunitária e do posto de saúde do bairro.  

O horário de atendimento do CRAS é das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone para contato é o (48) 3462-9736. 

Colaboração: Suelen Bongiolo/Assessoria de Comunicação

[soliloquy id=”82125″]