Geral

Projeto Praia Acessível será lançado neste domingo no Rincão

Organizado pelo grupo Ação Mais, voluntários diminuem as barrerias de acesso nas praias catarinenses

Foto: Douglas Saviato/Arquivo Engeplus

Foto: Douglas Saviato/Arquivo Engeplus

Dar a oportunidade e oferecer algo que para muitos é fácil e acessível. Possibilitar um momento até então nunca vivido ou resgatar uma emoção esquecida há anos. Neste domingo, dia 21, a partir das 9 horas será executado no Balneário Rincão pelo segundo ano consecutivo o Projeto Praia Acessível.

Organizado pelo grupo Ação Mais, voluntários doam tempo e diminuem as barrerias de acesso existentes nas praias catarinenses, promovendo atividades na orla de forma segura para pessoas com dificuldades de mobilidade. De acordo com o site Engeplus, no Praia Acessível, com o uso de uma cadeira anfíbia, portadores de deficiência têm a oportunidade de entrarem no mar.

Segundo uma das voluntárias do Ação Mais, Beatriz de Luca, desde o lançamento da iniciativa no ano passado houve um grande engajamento de órgãos e entidades, o que fez com que o projeto fosse desenvolvido nesta temporada. “Além de possibilitar este momento que é único para cada um dos beneficiados, acabamos chamando a atenção da sociedade para o assunto. É algo que nos parece tão simples ir até o mar, mas para quem tem dificuldades de mobilidade existem várias barreiras”, destaca Beatriz.

O deficiente físico Conrado Contessi ficou seis anos longe da água salgada e teve no Projeto Praia Acessível a oportunidade de voltar ao banho de mar. “A questão da mobilidade é complicada em todas as cidades da nossa região. Por onde passamos encontramos barreiras. Este projeto frisa esta questão que nos limita e nos possibilita a inclusão”, comenta.

Uma cadeira anfíbia ficará disponível no Balneário Rincão e outra no Balneário Arroio do Silva. Durante a temporada, a cadeira está disponível no posto guarda-vidas número 1, ao lado da Plataforma do Zona Norte do Rincão. Já no Arroio do Silva a cadeira ficará na região central do balneário. No Rincão, o banho do mar têm o auxílio dos guarda-vidas do 4º Batalhão dos Bombeiros Militares e dos Bombeiros Comunitários de Criciúma. Eles ajudam no manuseio da cadeira da areia até o mar.

Horários

Os profissionais estarão disponíveis diariamente, das 9 horas às 11 horas e das 15 horas às 17 horas, do dia 21, abertura do projeto, até o dia 22 de fevereiro. O acesso ao local poderá ser feito por duas formas: de carro através do primeiro portal da praia, destinado à entrada de veículos pertencentes a pessoas com deficiência, ou através de rampa para pedestres ao lado do Posto 1.

Novidade

Neste ano também estará disponível o surfe adaptado, organizado pela escolinha de Surf do Rincão, que acontece no mesmo local. No dia da abertura também haverá atividades inclusivas, como voleibol, bocha e frescobol.

Quem faz o projeto

No Balneário Rincão, o Praia Acessível é desenvolvido pelo grupo de voluntários Ação Mais, 4º  Batalhão dos Bombeiros Militares e dos Bombeiros Comunitários de Criciúma, Cruz Vermelha Filial em Criciúma, Defesa Civil de Criciúma e Polícia Civil, em parceria com a prefeitura e a secretária de Saúde do Balneário Rincão. Também conta com o apoio do Vida Ativa São José, Judecri e Advisul. 

Mais informações e como participar do projeto no Facebook Ação Mais neste link